8/06/2022 4:09 pm

Servidores aposentados podem se inscrever em oficina de Biodança

O Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI) está com inscrições abertas para a oficina de Biodança. As sessões acontecem às sextas-feiras, das 8h30 às 10h30, no Centro Social dos Servidores. Desenvolvido pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev), o PAI tem o objetivo de estimular o processo saudável de envelhecimento, estimulando a qualidade de vida e a autonomia da pessoa idosa.
A oficina é gratuita para todos os servidores estaduais aposentados. Além da biodança, são oferecidas oficinas e cursos de segunda a sexta-feira. Atividades como alongamento, dança, ioga, pilates, hidroginástica, macramê e pintura em tela também compõem a programação.

A coordenadora do PAI, Arlete Pontes, destacou que diversificar as oficinas oferecidas pelo programa é uma maneira de manter a iniciativa sempre atualizada. “Buscamos sempre oferecer coisas novas para os aposentados, programações diversas e que acrescentem algo à saúde e à qualidade de vida”, explicou ela.

CONEXÃO
A biodança é uma prática integrativa voltada para despertar a sensação de bem-estar a partir de movimentos de dança. As sessões promovem ainda o diálogo não verbal entre os participantes, valorizando o olhar e o toque. A coordenadora da oficina, Cristina, destacou que o objetivo é estimular a conexão consigo mesmo, com o outro e o mundo ao redor. Os benefícios são muitos, inclusive para a pessoa idosa.

“É uma reaprendizagem para tornar a vida plena e valorizar o que é realmente importante. Quando a pessoa chega nessa fase da vida, tende a pensar que não tem mais o que buscar ou que o prazer é algo negado. Com a vivência da biodança, ela volta a tomar contato com essa parte orgânica, afetiva e emocional”, explicou.