3/06/2020 8:09 am

Iprev retoma parte das atividades presenciais com medidas para proteger saúde de servidores

Os espaços de trabalho foram organizados de modo a manter a distância mínima de dois metros entre os servidores.

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) retomou parte de suas atividades presenciais na segunda-feira (1º). Por enquanto, o atendimento presencial ao público continua suspenso e tem previsão de reinício apenas a partir da segunda semana de junho. O atendimento por telefone e pelos canais digitais segue mantido. Os números de telefone e endereços de e-mail para atendimento no Iprev estão acessíveis no link iprev.ma.gov.br/contatos

O retorno contemplou, inicialmente, apenas as atividades que não podem ser atendidas integralmente por meio do regime de teletrabalho. Os modelos de trabalho a serem adotados nesse período foram regulamentados em portarias expedidas pelo órgão. As atividades do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI) continuam suspensas, como forma de proteção ao público idoso atendido pelo programa.

O presidente do Iprev, Mayco Pinheiro, explica que o retorno é gradativo e que diversas medidas estão sendo adotadas para preservar a saúde dos servidores e do público atendido pelo Iprev.

“Por meio de parcerias com outros órgãos estaduais, viabilizamos a entrega de máscaras e álcool em gel para os servidores que retornaram ao trabalho presencial. Também disciplinamos o uso dos espaços comuns e estamos acompanhando as rotinas daqueles que, neste momento, ainda permanecem em trabalho domiciliar”, explicou o presidente.

SEGURANÇA

Entre as medidas que foram adotadas pelo Iprev para o retorno dos servidores está a organização dos servidores em turnos e escalas de expediente, para evitar o compartilhamento de estações de trabalho.

Os ambientes comuns foram reorganizados respeitando a distância mínima de dois metros entre as pessoas. Durante o expediente, está proibido ainda o consumo de alimentos nas dependências do instituto. O manuseio de processos físicos também foi regulamentado, com orientação de higienizar as mãos antes e após a consulta aos documentos.

O trabalho domiciliar, por sua vez, segue mantido para os servidores cujas atividades possam ser desenvolvidas de maneira remota sem prejuízo para o andamento do serviço. A modalidade é implantada para cada servidor mediante apresentação de planos de trabalho, comprovação posterior das atividades desenvolvidas e autorização expressa da presidência do órgão.

MEMÓRIA
As atividades presenciais do Iprev estavam suspensas desde o final do mês de março. Nesse período, o instituto adotou medidas para garantir o andamento dos trabalhos de forma remota, como a regulamentação do teletrabalho, a implantação de uma central de atendimento telefônica e a elaboração de sistemas para tornar digitais os processos e o atendimento à população.

Os resultados foram positivos: no mês de abril, em que o trabalho domiciliar representou a maior parte das atividades do Iprev, foram implantados 193 benefícios previdenciários, entre aposentadorias e pensões.