19/04/2022 9:56 am

Iprev participa da abertura das atividades da Uniti de 2022

Print da tela do Meets, mostrando participantes do evento da Uniti

Evento foi realizado de forma virtual, por meio da plataforma Meet, nesta segunda-feira, 18

O governo do Maranhão, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) participou do Seminário Integrativo de Abertura da Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti) 2022. O evento foi realizado na manhã desta segunda-feira (18) pela plataforma virtual Meet. O presidente do Iprev, Guilberth Marinho Garcês, representou o governador Carlos Brandão na cerimônia.

A parceria entre o governo do Maranhão e a Uniti existe há 26 anos. A iniciativa funciona como projeto de extensão da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e tem o objetivo de estimular o protagonismo da pessoa idosa, proporcionando conhecimento, debates sobre temas de importância para essa faixa etária e atividades capazes de estimular a socialização e melhorar a qualidade de vida.

O presidente do Iprev destacou a importância da parceria. “É com muita felicidade que participamos desta importante iniciativa, com um projeto de extensão tão valioso que coloca em prática o que é pregado pelo Estatuto do Idoso. Para nós, é motivo de muito orgulho trabalhar de forma integrada com outras instituições. Agradeço em nome do governador Carlos Brandão, que nos possibilita participar deste trabalho conjunto”, afirmou Guilberth Marinho.

ACOLHIMENTO
Nos últimos dois anos, devido à pandemia do Covid-19, as aulas da Uniti aconteceram de forma virtual. Este ano, voltarão a ser presenciais. O diretor da Uniti, Marcos Moura Silva, pontuou que o retorno às atividades se dará de forma atenta aos aspectos sanitários e de saúde. Outro diferencial será a parceria com as ligas acadêmicas da UFMA, visando criar uma rede de apoio aos participantes do projeto em diversas áreas.

“Eu não poderia deixar de agradecer aos nossos parceiros, Iprev e Sesc, e aos nossos professores, que têm desenvolvido um trabalho fundamental para a manutenção do contato, bem como da saúde física e psicológica. O projeto construído pela Uniti para o ano de 2022 considera as novas demandas sociais ocasionadas pela pandemia e o momento de grande desafio, especialmente para o público idoso, vivido nos últimos anos”, pontuou o diretor.

Em 2022, o ano letivo da Uniti terá carga horária de 280h/aula. Os alunos terão aulas de Reeducação Alimentar, Geriatria, Gerontologia, Criação Literária, Informática,, Psicologia, Fitoterapia, Hidroginástica e Musicalização, além de atividades físicas em áreas como Ioga e Ritmos.

O vice reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos, também pontou a importância do projeto. “Esse evento tem uma simbologia muito importante para nós, porque devemos nos preparar e amparar as atividades da Uniti, já que é para a terceira idade que todos estamos caminhando. Desejo que todas as atividades sejam feitas com a eficácia que elas merecem, fornecendo qualidade de vida para todos”, destacou.

Também estavam presentes ao evento: a Pró-reitora de Arte e Cultura da UFMA, Josefa Melo e Sousa Bentivi Andrade; a Diretora de Extensão da UFMA, Li-Chang Shuen Cristina; a coordenadora da Uniti, Hortência Gago; e a diretoria do Serviço Social do Comércio (Sesc), Rutinéa Amaral Monteiro.