A Assessoria de Controle Interno – ASCONT, unidade de assistência direta e imediata à Presidência do Instituto, tem como finalidade atuar nas áreas de controle, risco, transparência e integridade da gestão, além de auxiliar na interlocução sobre assuntos relacionados a ética e correição entre as unidades do IPREV/MA e os órgãos de controle e de defesa do Estado.
O que fazemos?
A ASCONT é responsável por oferecer orientação aos gestores do IPREV/MA, desempenhando um papel estratégico no fortalecimento da governança do Instituto. Suas atividades abrangem a identificação antecipada e a gestão de riscos, o tratamento de denúncias, o acompanhamento de processos de interesse institucional e a implementação de recomendações dos órgãos de controle externo e de defesa do Estado
Principais serviços?
Atendimento:
A ASCONT disponibiliza os seguintes canais de atendimento ao cidadão:
Acesse aqui: SEI – Peticionamento Externo
Acesse o Canal de Denúncias: Formulário de Denúncias ASCONT
Reforçamos que, para todas as denúncias, incluindo aquelas relacionadas a possíveis informes de óbito, é assegurado o anonimato do denunciante. É fundamental destacar, no entanto, que, mesmo no caso de denúncias anônimas, o fornecimento de informações detalhadas é essencial para que a apuração seja eficaz.
Para facilitar o processamento de sua solicitação, é importante que você envie todos os documentos exigidos de forma completa e legível.
Tipo de Processo: | Descrição: | Documento Obrigatório: |
DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADES |
Comunicar ao IPREV/MA a prática de condutas irregulares, atos ilícitos ou indícios de fraude, violação à legislação, regulamentos, códigos internos, princípios éticos e outras normas vigentes, com a finalidade sobretudo de auxliar no combate à situações de fraude previdenciária, como: falsificações documentais, percepção ou exigência indevida de valores, omissão da situação de óbito do titular do benefício previdenciário; etc. | Requerimento do Servidor |
INFORME DE ÓBITO | Meio eficaz pelo qual o informante faz a comunicação do óbito do beneficiário, regularizando a situação do mesmo mediante o órgão, evitando posteriores problemas como devolução de erário. | Requerimento do Servidor
Declaração de residência (para caso de inexistência de comprovante de residência) |
PEDIDOS DE REVERSÃO DE EXONERAÇÃO OU SUSTAÇÃO DE BENEFÍCIO | Consiste na reversão do desligamento do beneficiário do Sistema de Seguridade Estadual, após a regularização da situação que ensejou a medida restritiva. | Requerimento do Servidor
Declaração de residência (para caso de inexistência de comprovante de residência) |
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