Servidores estaduais aposentados participaram, na última sexta-feira (27) de uma palestra sobre a prevenção do Alzheimer. A atividade é parte do calendário do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), desenvolvido pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev). A programação aconteceu no auditório do Centro Social dos Servidores.
A palestra foi realizada pelo médico geriatra Herberth Vera Cruz, que é presidente da seccional maranhense da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz). Durante a palestra, os aposentados puderam tirar dúvidas sobre as principais formas de prevenção, além de sintomas, sinais de alerta e tratamentos existentes para retardar a progressão da doença.
De acordo com o geriatra, uma rotina de atividade física e intelectual, além da alimentação saudável e equilibrada, são estratégias que podem contribuir para evitar o surgimento do Alzheimer ou dos casos de demência em pessoas idosas. O médico também destacou a importância de momentos de socialização, vivência e debate sobre as questões referentes a essa fase da vida, como os momentos proporcionados pelo PAI.
“A gente sempre levanta a bandeira do PAI, porque o que esse programa faz para os aposentados e, por extensão, para as pessoas idosas, é algo muito raro de se ver. E ter a oportunidade de falar para esse público sobre uma doença tão importante quanto essa é algo extremamente necessário, em termos de qualidade de vida durante o processo de envelhecimento”, pontuou Herberth Vera Cruz.
A aposentada Maria de Fátima Saraiva Santos, 69, elogiou a programação oferecida. “Eu simplesmente adorei. Ele tirou muitas dúvidas que eu tinha e foi excelente. Ele explicou para a gente tudo o que a gente precisa fazer para ver se não fica com essa doença. Algumas coisas, como os sinais de alerta e a idade mínima para desenvolver a doença, eu nem sabia e aprendi aqui na palestra”, disse.
SAIBA MAIS
O Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI) tem o objetivo de estimular o processo de envelhecimento saudável e com qualidade de vida entre os servidores estaduais aposentados. A programação inclui oficinas de atividades físicas, artísticas, culturais e de lazer, além do debate sobre temas relacionados à terceira idade. O programa é gratuito para todos os aposentados do estado e acontece no Centro Social do Servidor, situado à Av. Sambaquis, s/n – Calhau.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI