Servidores estaduais aposentados participaram, na manhã desta terça-feira (10) de uma roda de conversa sobre alimentação saudável e saúde intestinal. A ação foi fruto de uma parceria com a Universidade Ceuma (Uniceuma) e foi mediada por professores e alunos do curso de nutrição. A programação integra, ainda, o rol de atividades oferecidas pelo Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), desenvolvido pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev).
Durante a atividade, os aposentados puderam obter informações sobre a relação entre alimentação e saúde intestinal e entender deficiências de água ou nutrientes observando o aspecto da urina e das fezes. O grupo também participou de uma degustação de alimentos ricos em fibras e aprendeu receitas para executar depois, em casa. A preceptora de estágio do curso de Nutrição, Laís Ferreira, elogiou a receptividade dos aposentados.
“Eles são muito participativos. Trouxemos elementos expositivos e reforçamos aspectos importantes, como a necessidade de monitorar o consumo de água, já que a pessoa idosa pode perder um pouco da sensação de sede, por exemplo. Um ponto importante a destacar é que os idosos daqui são muito ativos e isso, aliado a uma alimentação mais saudável, melhora muito a qualidade de vida”, pontuou Laís.
A coordenadora do PAI, Arlete Pontes, reforçou a importância de transmitir a informação aos idosos. “O PAI firma parcerias para levar informação à pessoa idosa, estimulando o envelhecimento saudável e a mudança de comportamento. Os idosos daqui inclusive são multiplicadores, aprendem as coisas aqui nas palestras e levam os ensinamentos para casa, para os familiares”, disse.
A aposentada Glória Vasconcelos Santos, 72, elogiou a programação oferecida. “Achei tudo muito importante, até porque na nossa idade temos que pensar com muito cuidado na nossa alimentação. Ela é a base de tudo e, se estiver ruim, nada no nosso organismo funciona direito”, avaliou.
PROGRAMAÇÃO
Outro tema a ser debatido ainda este mês é o Alzheimer. No dia 27 de maio (sexta-feira) os aposentados participarão de uma palestra com o geriatra Herberth Vera Cruz, integrante da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – seccional Maranhão, e presidente da Associação Brasileira de Alzheimer – seccional Maranhão.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI