18/09/2019 3:08 pm

Servidores aposentados ensinam técnicas artísticas por meio do projeto Oficina Solidária

Oficina Solidária

O projeto Oficina Solidária é uma extensão das oficinas de Pintura em Tela e de Artesanato, realizadas pelo PAI

 

Idosas do Centro de Promoção Humana Casa do Pão de Santo Antônio, mantido pela Igreja Nossa Senhora do Carmo, aprenderam esta semana técnicas de decupagem e artesanato. As professoras foram outras idosas, participantes do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), executado pelo governo do estado por meio do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev). A ação, batizada de Oficina Solidária, é um projeto de extensão das oficinas de Pintura em Tela e Artesanato realizadas pelo PAI.

A oficina trabalhou técnicas de decupagem em madeira e vidro, bem como de artesanato a partir de materiais reaproveitados. A intenção é proporcionar, às idosas atendidas pela Casa do Pão de Santo Antônio, oportunidades de inclusão social e geração de renda. Já para as aposentadas do PAI, é uma maneira de multiplicar os conhecimentos recebidos e ampliar o caráter social do programa.

Além da Oficina Solidária, o PAI mantém outros projetos de extensão na área artística, com atividades sazonais em escolas, instituições filantrópicas e galerias de arte.

Durante a oficina, foram ministradas técnicas de decupagem em vidro e em tecido

Durante a oficina, foram ministradas técnicas de decupagem em vidro e em tecido

 

Para a coordenadora da oficina, Tereza Rêgo, é uma oportunidade gratificante de troca entre as idosas. “Esse projeto tem valor terapêutico e ambiental. Terapêutico porque buscamos deixar mensagens de autoestima e gratidão com o público com que trabalhamos. E ambiental porque buscamos reaproveitar, transformar coisas que iriam para o lixo em novos objetos, em obras de arte”, explicou Tereza.

Outro benefício da arte para essa faixa etária é que o engajamento em atividades que exigem concentração tem efeitos benéficos sobre a memória e a atenção, contribuindo para o processo saudável de envelhecimento. Executado pelo Iprev, o PAI busca estimular, entre os servidores aposentados do Estado, o processo saudável de envelhecimento, por meio do acesso a atividades físicas, culturais, artísticas e de lazer.

SAIBA MAIS

O Centro de Promoção Humana Casa do Pão de Santo Antônio é uma obra social da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo, localizada no centro de São Luís. O local atende idosos de baixa renda, oferecendo alimentação, além de oficinas e cursos gratuitos, com o objetivo de proporcionar inclusão social e melhorias na qualidade de vida.

 

IPREV – Instituto de Previdência dos Servidores do Governo do Estado do Maranhão

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) é a unidade gestora do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS) do Maranhão. Sua finalidade é gerir, planejar, coordenar e supervisionar a execução e o controle da previdência dos servidores públicos estaduais.

Endereços

IPREV/MA – Agência Previdenciária
(98) 3042-1404
Av. São Luís Rei de França, 453 – Turu, São Luís – MA, 65065-470
Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

 

Centro Social do Servidor

Av. Sambaquis, s/n (antigo Ipem)
Calhau – São Luís – MA
CEP 65071-390

Horários de atendimento:

Agência Previdenciária: de 08h às 18h.
Perícia Médica: de 8h às 14h.

 

 

Perícia Médica/ PAI

(98) 3042-1404

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI