Encerra nesta quarta-feira, 20 de outubro, o prazo para que os aposentados e os pensionistas nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março atualizem as suas informações cadastrais. O recadastramento , que iniciou no dia 20 de setembro, é voltado para os beneficiários da previdência estadual, gerida pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev).
Até agora, 8,7 mil beneficiários efetuaram o recadastramento. O Iprev também divulgou o prazo para os nascidos entre os meses de abril e julho. Para estes, o prazo é até o dia 04 de novembro. Novos editais, contemplando os nascidos no segundo semestre do ano, deverão ser divulgados nas próximas semanas. O presidente do Iprev, Mayco Pinheiro, lembra que o Iprev tem buscado parcerias no sentido de orientar a população acerca do tema.
“Nas semanas antes de iniciarmos o recadastramento, conversamos com o Conselho Estadual do Idoso, com o Ministério Público e a Procuradoria Geral de Justiça, e agora estamos conversando com os municípios, para que eles sejam nossos parceiros ao informar as pessoas que eventualmente ainda não estejam sabendo do recadastramento”, explicou o presidente.
RECADASTRAMENTO
Para atualizar as informações cadastrais, é preciso acessar o sistema do recadastramento, disponível no site do Iprev. O beneficiário deverá preencher os formulários disponíveis na plataforma e anexar os documentos solicitados, como um documento de identificação oficial com foto e um comprovante de residência, emitido há no máximo noventa dias. O documento com foto deverá ser digitalizado no formato frente e verso, de modo a permitir a visualização de todas as informações.
O beneficiário também deverá enviar, pelo sistema, uma foto tirada há no máximo 15 dias. Nessa foto, o beneficiário deverá estar segurando uma folha de papel, contendo o número do CPF e a data em que a foto foi tirada.
Em caso de dúvidas, o Iprev disponibiliza no seu site o Manual de Instruções do Sistema, na versão impressa e em vídeo. A Central de Atendimento do Iprev, acessível pelo WhatsApp (98) 98499 6630, também pode ser acionada para esclarecimentos adicionais.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI