O recadastramento de servidores aposentados, reformados ou da reserva, bem como os pensionistas, encerra no dia 31 de dezembro de 2021. O prazo não sofrerá nova prorrogação. A atualização dos dados cadastrais deve ser feita por uma plataforma online, disponibilizada no site iprev.ma.gov.br.
Até o momento, já foram enviados 36,6 mil atualizações cadastrais pela plataforma. O presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev), Mayco Pinheiro, alerta para a possibilidade de suspensão do benefício de quem não se recadastrar.
“A partir do mês de janeiro, quem não atualizou as suas informações junto ao instituto poderá ter o benefício suspenso até que a situação seja regularizada. O prazo de 31 de dezembro é improrrogável, porque o recadastramento de 2021 não poderá avançar para o ano de 2022”, explicou o presidente.
Com o objetivo de reduzir o número de pendências, o Iprev tem realizado a busca ativa pelos beneficiários que ainda não completaram o seu recadastramento. Os segurados estão sendo contactados via telefone, e-mail e WhatsApp. Este último conta com a parceria da assistente virtual Juçara, do governo do estado, que já acionou mais de mil beneficiários.
De natureza obrigatória, o recadastramento serve para atualizar os dados cadastrais do segurado, provando que ele ainda está apto a receber o benefício. As estatísticas assim geradas também subsidiam cálculos previdenciários, necessários para planejar o pagamento de aposentadorias e pensões pelos anos seguintes.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI