A habilidade de antecipar eventos que possam comprometer o cumprimento de prazos, a adesão a leis e regulamentos, e, com efeito, a realização dos objetivos institucionais é essencial para a adoção de estratégias que garantam o sucesso das metas.
Portanto, em um contexto em que o risco é inerente a todas as atividades, essa capacidade de gestão de riscos se torna ainda mais crucial para a efetividade e a segurança dos processos organizacionais.
Com esse entendimento, o IPREV/MA instituiu sua Política de Gestão de Riscos (PGRI) por meio da Resolução IPREV/MA Nº 01, de 15 de março de 2024. O objetivo dessa política é definir e difundir princípios, diretrizes, objetivos, competências e responsabilidades para a gestão de riscos, fundamentais para apoiar a governança e o gerenciamento das políticas, programas, processos e projetos do Instituto.
A PGRI adota como referência as melhores práticas de gestão de riscos corporativos e inclui ferramentas como o planejamento estratégico, capacitações, mapeamento de riscos, parcerias e estabelece ações prioritárias, inclusive a consecução de programas específicos como os de Integridade, Segurança da Informação e Comunicações, e Gestão Patrimonial.
Essa política se aplica a todas as unidades do IPREV/MA e, quando pertinente, a membros do Sistema de Seguridade Social do Estado do Maranhão e a outros agentes, públicos e privados, que interajam com a unidade gestora do RPPS Estadual.
Mais detalhes sobre a PGRI estão disponíveis na cartilha abaixo.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI