Proporcionar, aos servidores do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) uma ferramenta ágil e simples para realizar o recadastramento anual obrigatório: esse foi o objetivo do Sistema de Recadastramento Interno. Em operação desde outubro do ano passado, a plataforma online zerou as pendências dos servidores do órgão com o setor de Recursos Humanos. Antes, segundo indicadores apresentados pelo setor, 64,25% do total de servidores possuía pendências de recadastramento.
O Sistema de Recadastramento Interno foi uma das plataformas desenvolvidas pelo Iprev com o objetivo de facilitar o acesso aos serviços da previdência estadual, a exemplo do Sistema de Perícias Médicas e do Sistema de Pensão. A diferença é que esta plataforma atende aos servidores do próprio instituto.
O presidente do Iprev, Mayco Pinheiro, explica que a intenção é valorizar o servidor, proporcionando ao público interno o mesmo conforto garantido aos demais segurados.
“Temos trabalhado em diversas iniciativas para que o nosso público possa solicitar os benefícios previdenciários do conforto da sua casa, com agilidade e transparência. Esta plataforma estende o mesmo benefício aos nossos servidores. O ponto positivo é também para o Instituto, que agora atualizou com mais exatidão as informações sobre os seus servidores”, explicou o presidente do Iprev.
PLATAFORMA
Antes, era preciso que o servidor juntasse toda a documentação em papel e levasse ao setor de RH do Iprev, onde precisava também preencher um formulário. Agora, todo o processo pode ser feito via internet. O servidor atualiza seus dados e faz o upload dos seus documentos de identificação. A documentação é analisada pelo setor de RH do Iprev, que em poucos dias encaminha, por e-mail, o comprovante confirmando a atualização das informações. Até o momento, 275 servidores já se recadastraram pela plataforma.
O recadastramento precisa ser feito anualmente, sempre no mês do aniversário do servidor. Os documentos necessários são RG, CPF, PIS/PASEP e comprovante de residência. Também é preciso fornecer um contato telefônico e cadastrar um endereço de e-mail válido no sistema. Por fim, o servidor deverá enviar uma foto tipo “selfie”, segurando o documento original de identificação.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI