Um simpósio, duas rodadas de treinamentos e uma roda de conversa. É este o saldo das primeiras semanas de atividade do Programa de Educação Previdenciária “Conheça a Sua Previdência”, executado pelo Iprev. A iniciativa tem por objetivo difundir conhecimento sobre a previdência entre os segurados do instituto, beneficiários e a comunidade em geral, promovendo, inclusive, o intercâmbio de experiências entre regimes previdenciários.
O programa foi oficialmente lançado durante o I Simpósio de Educação Previdenciária que teve como tema “Reforma da Previdência: impactos nos regimes próprios de estados e municípios”. O evento, que foi realizado virtualmente, contou com 200 inscritos e falas de oito especialistas em previdência, distribuídos em três painéis.
O presidente do Iprev, Mayco Pinheiro, destacou a importância do programa. “Esta iniciativa vai ensinar aos nossos segurados, por exemplo, sobre como podem dar entrada no pedido de algum benefício. Também é um espaço de debate e orientação sobre essa temática, e é importante para todos os que querem ou precisam entender o funcionamento de um regime previdenciário”, reforçou o presidente.
CONVERSA
“Conheça a sua Previdência” é dividido em quatro eixos. Os dois primeiros compreendem ações de comunicação, com a divulgação de vídeos, programas de rádio, manuais e cartilhas respondendo às dúvidas mais frequentes da população. O terceiro eixo, por sua vez, trata das qualificações e treinamentos oferecidos ao público interno do Iprev, como as ações voltadas para o treinamento das equipes que atuam no atendimento ao segurado. O quarto e último eixo compreende as ações e treinamentos voltados para o público externo, como debates, simpósios e rodas de conversa.
Nesse contexto, o Iprev recebeu, entre os meses de julho e agosto, representantes dos municípios de Trizidela do Vale e Açailândia, para rodas de conversa e orientações sobre a implantação de regimes próprios de previdência. As atividades foram realizadas por iniciativa dos próprios municípios. No caso de Trizidela do Vale, a programação durou um dia inteiro. Foram transmitidas informações sobre a estrutura e o funcionamento do Iprev, a composição dos documentos e certidões emitidas pelo instituto e o fluxo processual de cada um dos benefícios concedidos, entre outros tópicos.
No mês de agosto, foi realizado também o treinamento “Rotinas de Quitação de Débitos Previdenciários”, para servidores que atuam na área de Recursos Humanos. O foco era esclarecer, para esse público, quais as situações que podem levar um servidor a ficar em débito com a previdência, prevenindo situações de acúmulo, e como esse débito pode ser quitado.
“Conhecer a previdência é um passo importante para fortalecer a cidadania. É importante transmitir conhecimento tanto para os nossos servidores quanto para os segurados e beneficiários, de modo que possamos tanto prestar um serviço de qualidade quanto garantir que a população exerça plenamente a sua cidadania”, concluiu o presidente do Iprev.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI