Uma parceria com a Secretaria de Transparência e Controle (STC) será o marco inicial da implantação do controle interno no Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev). O objetivo é dinamizar as ações do setor, ordenando os fluxos de processos e garantindo o atendimento às demandas conforme critérios de legalidade, rapidez e eficácia.
O trabalho conjunto com o Iprev é o primeiro de uma série de medidas para a implantação de uma rede de controle interno – ações que já vem sendo executadas pela STC e devem ser reforçadas em vários órgãos da administração estadual nos próximos meses. Os detalhes da parceria foram acertados em reunião da qual participaram o presidente do Iprev, Joel Benin; o auditor-geral do estado, Paulo Bello; o chefe da assessoria de controle interno do Iprev, Ênio Leite Alves da Silva; e auditores da STC.
Joel Benin destacou a importância do controle interno e das ações de transparência implantadas pela atual gestão estadual. “A estruturação do controle interno é mais uma das etapas para consolidar a criação do Iprev, dentro do objetivo de fortalecer e garantir o equilíbrio do Regime Próprio de Previdência dos Servidores. Por meio dessa parceria, garantimos que o nosso trabalho seja feito de acordo com as diretrizes já estabelecidas pelo governo do Estado, que vem desenvolvendo um excelente trabalho de transparência e controle”, avaliou o presidente do Iprev.
SUPORTE
Ao longo dos primeiros seis meses de funcionamento do setor, o Iprev contará com suporte in loco de um auditor da STC. “Cada servidor público tem responsabilidade sobre cada peça de processo feita em nome do estado. É preciso que todo o processo seja desenvolvido às claras, aos olhos do povo. O controle interno representa essa garantia de transparência e por isso, é fundamental em qualquer organização”, afirmou o auditor-geral do estado, Paulo Bello.
Conforme o Regimento Interno do Iprev, compete ao departamento a adoção de medidas e estratégias de gestão voltadas para aprimorar procedimentos, garantir o melhor atendimento do interesse público e, ainda, corrigir eventuais falhas nos fluxos dos processos.
“O controle interno é uma ferramenta indispensável para o andamento da gestão pública”, explicou Ênio Leite, chefe da assessoria de controle interno do Iprev. “Nós trabalhamos de modo a adequar a gestão, sugerindo melhorias, identificando gargalos e se necessário também agimos como auditores. Nesse momento inicial das nossas atividades, é importante podermos contar com pessoal que tem expertise no assunto. Isso vai nos ajudar a ganhar tempo na montagem da estrutura e a montar uma interface com os atores externos que dizem respeito à nossa atuação, como é o caso do TCE, por exemplo”, afirmou.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI