Incentivo à prática de atividades físicas e respeito ao meio ambiente deram o tom das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher realizadas pelo Programa de Atenção Integrada para o Aposentado (PAI), vinculado ao Instituto de Previdência dos Servidores do Maranhão (Iprev). A programação foi realizada nessa quinta-feira (8), nos turnos matutino e vespertino, no Centro Social dos Servidores Públicos do Estado, e atendeu a mais de uma centena de servidoras.
As atividades iniciaram às 9h, com palestra sobre a condição feminina, seguida de um aulão de dança. A animação foi a marca registrada do grupo que, após uma sessão de alongamento, aproveitou para se divertir ao som de ritmos que iam do forró ao samba.
Presente às comemorações, o presidente do Iprev, Joel Benin, parabenizou as servidoras aposentadas por ocasião do Dia Internacional da Mulher. “Este é um dia muito especial, que foi criado a partir de muita luta das mulheres por respeito e igualdade de direitos, fundamentais para uma sociedade melhor e mais justa”, disse ele às aposentadas.
O presidente destacou ainda a importância da programação oferecida pelo PAI. “É um trabalho muito importante de assistência e integração dos servidores aposentados do Estado, que precisa ser fortalecido e desenvolvido a cada dia com ainda mais qualidade”, frisou.
A programação foi aprovada pelas servidoras. Para Marlene Lisboa Borba Brito, 63 anos, foi uma oportunidade de “se animar e sair do comodismo”. “É muito bom ter uma programação que atenda a nós, mulheres. A gente passa a se valorizar, porque mesmo se aposentando a gente não pode ficar acomodado. Aqui se conhece um monte de gente com histórias diferentes e fazemos amigos”, contou ela que, no dia a dia, participa das oficinas de artesanato e de memória.
Fátima Viégas, 65 anos, também gostou das atividades. “Aqui sempre tem uma programação muito boa, com tanta variedade que dá até para escolher. Nunca para: é oficina, é passeio, é viagem, vida ativa mesmo. Pra mim isso aqui é tudo, se tirarem isso de mim acho que até morro”, brincou a idosa, que vai ao Centro Social quase todos os dias. Lá, ela participa da oficina de dança e também é atendida por um terapeuta ocupacional.
Sustentabilidade
No período vespertino, o destaque da programação foi o incentivo à sustentabilidade, com o lançamento da campanha “PAI sustentável: descartáveis zero”. Apelando para o protagonismo feminino, maioria entre o público atendido pelo PAI, o objetivo é envolver tanto aposentados quanto funcionários em ações e atitudes sustentáveis ao longo dos próximos meses. A intenção é abolir o uso de copos descartáveis no dia a dia do programa – estima-se que, diariamente, mais de 300 copos sejam usados e descartados pelos servidores que participam das oficinas.
Como forma de desencorajar o uso de descartáveis, foram distribuídos 50 copos reutilizáveis entre as idosas participantes do PAI. Nos próximos meses, o projeto também incluirá atividades de sensibilização e oficinas de confecção de materiais recicláveis. A culminância será em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.
Sobre o PAI
Pautado numa cultura de valorização do idoso, o PAI garante aos servidores aposentados do Estado o acesso diário a atividades físicas e culturais. O calendário de atividades inclui ainda cursos, oficinas e eventos marcando a passagem de datas comemorativas. Atualmente, mais de 20 mil aposentados são atendidos pelo programa. As atividades funcionam nos turnos matutino e vespertino, no Centro Social dos Servidores Públicos do Estado do Maranhão (antigo IPEM).
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI