29/11/2018 11:47 am

Governo certifica mais uma turma do curso de Cuidador Familiar de Idosos

Aulas foram realizadas no auditório do Centro social dos Servidores

O Governo do Maranhão, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores do Maranhão (Iprev), certificou esta semana mais 80 concludentes do curso de “Cuidador Familiar de Idosos”. A formação é parte do calendário de atividades do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), vinculado à Diretoria de Previdência Pública do Iprev.

É a quarta edição do curso em 2018. Com a conclusão de mais esta turma, o Iprev contabiliza 380 pessoas capacitadas na área só este ano. O curso é gratuito e tem carga horária de 20h/aula. As aulas são ministradas no auditório do Centro Social dos Servidores (antigo Ipem), por técnicos do PAI e uma ampla rede de parceiros que inclui faculdades, institutos de capacitação e organizações não governamentais.

A entrega dos certificados aos participantes contou com a presença do presidente do Iprev, Joel Benin, que parabenizou os cursistas pela formação adquirida. “Temos realizado esta atividade no âmbito do PAI sempre com amplo sucesso. Esta formação faz parte das ações da gestão estadual para ajudar a garantir qualidade de vida nessa faixa etária, especialmente no que concerne aos nossos aposentados”, afirmou Joel Benin.

Na ocasião, o presidente do Iprev ressaltou também o trabalho de melhoria das instalações do Centro Social dos Servidores, realizado no primeiro semestre deste ano em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur). Foram recuperados o auditório, o estacionamento e as salas de ginástica.

“Como parte deste trabalho, fizemos a parceria e melhoramos as condições do auditório, possibilitando que este curso e as demais atividades do PAI acontecessem num ambiente adequado e com conforto para todos os participantes”, relembrou.

O presidente do Iprev, Joel Benin, participou da certificação dos cursistas

Qualificação

A coordenadora do PAI, Arlete Pontes, explicou que as aulas da formação trabalham aspectos relacionados aos cuidados físicos de rotina com a pessoa idosa, mas também discutem outros temas. “Temos módulos relacionados aos direitos do idoso e à preparação para o mercado de trabalho. É uma capacitação voltada tanto para quem deseja aprender a cuidar melhor de um parente idoso em casa, quanto para quem deseja se profissionalizar na área”, explicou Arlete.

Para a agente comunitária de saúde Cleonice Carneiro, a formação no curso de “Cuidador Familiar de Idosos” foi a oportunidade de adquirir respaldo teórico para situações vivenciadas no dia-a-dia da profissão. “Quando a gente visita as comunidades, nos deparamos com muitas situações parecidas com as que foram apresentadas aqui. Agora me sinto mais qualificada para orientar no cuidado com essas pessoas. Gostei demais do curso”, explicou Cleonice.