Uma aula prática sobre o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Maranhão. Foi este o objetivo da visita dos estudantes de Pós-Graduação da Faculdade Estácio São Luís ao Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Estaduais (Iprev). O grupo participa da pós-graduação em Direito do Trabalho e Previdenciário e aproveitou a visita para esclarecer dúvidas e entender melhor como funciona o processo de aposentadoria dos servidores públicos estaduais.
A atividade é parte da disciplina de Prática Previdenciária. O grupo, que já havia visitado a sede administrativa do Iprev no último mês, conheceu desta vez a Central de Atendimento ao Público e a Diretoria de Previdência. Eles foram recebidos pela diretora de Previdência Pública Estadual, Hilza Paixão, que destacou a importância da visita dos estudantes.
“Esta atividade ajuda os estudantes a conhecerem o funcionamento da previdência, o que diz respeito à tramitação dos processos de aposentadoria, incorporação, declaração ou certidão previdenciária. É importante que este alunos, como profissionais que desejam trabalhar com o tema, tenham o entendimento adequado do assunto”, explicou a diretora.
O grupo conversou com técnicos e analistas previdenciários e recebeu informações sobre o organograma do Iprev, as atribuições de cada setor e os trâmites básicos de processos de aposentadoria e pensão. Para Marco Aurélio de Jesus Pires, coordenador da pós-graduação, a atividade amplia, nos alunos, o entendimento sobre o sistema previdenciário. “Agora eles têm mais conhecimento de causa e vão poder orientar as pessoas. O principal objetivo de trazê-los aqui é fazer com que eles tenham essa familiaridade com o funcionamento do sistema”, explicou.
Para Rita Célia Barbosa Lima, aluna da pós-graduação, entender mais sobre a previdência é uma chance de colaborar com a sociedade como um todo. “É um conhecimento muito útil não só para nossa vida profissional, mas para poder orientar as pessoas. Estamos em um momento em que o tema da previdência está muito presente e esta visita nos ajuda a clarear as ideias e entender o que está mudando”, avaliou ela.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI