Estudantes do 4º período do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) visitaram os servidores estaduais aposentados que realizam atividades no Centro Social dos Servidores. A ação foi viabilizada por meio de uma parceria entre o Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI) e a Associação Amigos do Gerenciamento do Envelhecimento Natural (AAGen), que também desenvolve atividades no local.
Durante toda a manhã, o grupo de estudantes teve acesso às dependências do Centro Social, onde pôde conversar com os idosos e acompanhar as oficinas de atividade física e artística realizadas no âmbito do PAI. O grupo também dialogou com os idosos sobre saúde e autocuidado. A visita dos estudantes faz parte de um conjunto de visitas técnicas que integram a disciplina “Saúde do Idoso”, que é parte da carga horária do curso.
A geriatra e docente da Ufma, Jacira Serra, definiu o encontro como sendo uma “oportunidade de congraçamento”. “A disciplina de Saúde do Idoso envolve tanto ensinamentos teóricos quanto visitas técnicas. Desde o início da pandemia, no entanto, as visitas estavam suspensas. Retomamos agora, com esta visita ao Centro Social dos Servidores, e foi uma oportunidade excelente de compartilhamento de experiências, tanto para os idosos, quanto para os estudantes”, afirmou a médica e professora.
A coordenadora do PAI, Arlete Pontes, avaliou que a oportunidade é também de expandir os serviços oferecidos aos aposentados. “Recebemos regularmente a visita de estudantes e aproveitamos para reforçar uma parceria que é ajuda a todos. Os nossos aposentados, que podem esclarecer dúvidas e conversar sobre saúde e cuidado, e os estudantes podem conhecer um pouco do lado prático da rotina da pessoa idosa”, afirmou ela.
A coordenadora da AAgen, Maria Tereza Maranhão, também avaliou a atividade como positiva. “Eles mantém contato conosco e ficam sempre muito satisfeitos. Para nós é também uma oportunidade de nos relacionar com esse público mais jovem”, pontuou ela.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI