Em reunião ordinária do Conselho Administrativo do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (Confepa), o Iprev apresentou a Política de Investimentos para o ano de 2022 e detalhou as ações do recadastramento de aposentados e pensionistas. A reunião foi a última deste ano e foi realizada virtualmente.
Elaborada pelo Comitê de Investimentos do Iprev, a Política de Investimentos serve para nortear as aplicações dos recursos do Fundo Estadual de Aposentadoria (Fepa) ao longo do ano, bem como estabelecer as metas de rendimento desses investimentos. O assessor previdenciário do comitê, Leonardo Batista Assunção, enumerou as variáveis que afetam o cenário das aplicações financeiras em nível mundial e local, justificando o perfil de investimentos do Fepa.
“Para o ano de 2022, as aplicações financeiras do Fepa continuam a adotar um perfil conservador, considerando que a maior parte desses investimentos está em fundos de renda fixa”, explicou ele.
RECADASTRAMENTO
Até o momento, cerca de 70% dos beneficiários da previdência estadual efetuaram o seu recadastramento – cerca de 34 mil pessoas. O presidente do Iprev, Mayco Pinheiro, informou a última prorrogação do prazo e alertou novamente para a possibilidade do corte do benefício a partir do mês de janeiro.
“O sistema do recadastramento permanecerá aberto até o dia 31 de dezembro, como forma de dar mais uma chance, a última chance, a quem não se recadastrou. Depois disso, passaremos à suspensão dos benefícios”, afirmou ele.
Na ocasião, o Iprev propôs ainda o calendário de reuniões do Confepa para o ano de 2022. Conforme sugerido pelo instituto, as reuniões devem ser realizadas bimestralmente, sempre na última quinta-feira do mês em questão.
Saiba mais
Em funcionamento desde o mês de junho de 2018, o Conselho Administrativo do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (Confepa) trata sobre decisões estratégicas envolvendo a aplicação dos recursos do Fepa. O Confepa é composto por 14 membros, com paridade entre representantes do Estado e dos servidores, e seus respectivos suplentes.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI