O Canto Arte do PAI é administrado pelos próprios aposentados, que comercializam na loja a sua produção artística
Expor e comercializar os produtos fabricados nas oficinas artísticas do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), proporcionando ocupação e dando visibilidade à produção dos servidores aposentados. Esse é o objetivo do espaço Canto Arte do PAI. A loja, que estava fechada desde o início da pandemia do Covid-19, reabriu as portas esta semana.
À época, a suspensão temporária das atividades da loja foi necessária em face das medidas restritivas impostas pela pandemia. A vacinação dos aposentados, somada a medidas como o distanciamento social e o uso de máscaras, tornou possível a retomada das atividades. O projeto foi idealizado pelo PAI, programa desenvolvido pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev).
O Canto Arte do PAI funciona há 16 anos na Rua do Giz, nº 66 – próximo à escadaria da Rua do Giz. No local, há telas produzidas por servidores aposentados, almofadas decorativas, chapéus, bijuterias e sandálias decoradas, entre outros itens artesanais. Organizados em regime de cooperativa, os aposentados comercializam os itens, fabricados a partir das técnicas aprendidas no programa. Além de pagar os custos para manter a loja, o dinheiro obtido com as vendas custeia a matéria-prima para a produção de novos materiais.
A coordenadora do PAI, Arlete Pontes, ressaltou a importância do projeto. “Abrir esta loja é uma oportunidade de os aposentados darem visibilidade à sua produção e, assim, reforçar sensação de cidadania. Agradecemos ao governador Flávio Dino pelo apoio que sempre deu a este programa e à população idosa do estado”, disse ela.
ARTE E TERAPIA
A professora aposentada Maria do Socorro Mendes Vieira, 61, é uma das artesãs que participa da cooperativa. Ela decora sandálias, viseiras e tiaras, faz almofadas personalizadas com imagens da capital maranhense e itens em crochê, além de outros materiais.
Quando Socorro começou a participar do programa, ela estava com um quadro de depressão. Nesse contexto, a atividade artística complementou o tratamento e deu vida nova à aposentada. “Comecei a participar das atividades do PAI e me encontrei no artesanato. Aprendi técnicas novas e hoje faço o que gosto”, contou a aposentada.
Com a participação no programa, veio também a autoconfiança necessária para comercializar o artesanato. “Antes eu fazia só para mim. Com o tempo, fui aprimorando o trabalho e as pessoas começaram a me pedir para fazer por encomenda, para ocasiões especiais. O tempo foi passando até que decidi vender na lojinha do PAI”, relembrou Socorro.
SAIBA MAIS
O Canto Arte do PAI funciona há 16 anos no Centro Histórico de São Luís. Os aposentados se revezam no atendimento ao público na loja e também realizam exposição em eventos dedicados ao público da terceira idade.
Executado pelo Iprev, o PAI oferece, de forma gratuita para os servidores aposentados, uma programação de atividades físicas, culturais e de lazer para os servidores estaduais aposentados. Pintura em Tela, Artesanato, Ioga, Alongamento e Dança são algumas das modalidades oferecidas. A equipe é multidisciplinar e conta também com profissionais de Enfermagem, Terapia Ocupacional e Assistência Social, que dá suporte aos aposentados.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI