Na última sexta-feira (11), o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (IPREV) promoveu, por meio do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), mais uma edição do Círculo de Justiça Restaurativa, em parceria com o Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa (NEJUR) do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). A iniciativa, que integra as ações voltadas ao bem-estar institucional e à cultura de paz no serviço público, foi realizada na sede do PAI e reuniu servidores e aposentados.
Com facilitação da Diretora de Perícias Médicas do IPREV, Ioneide Ferreira, o encontro foi mais uma oportunidade de promover a escuta qualificada, o respeito mútuo e o fortalecimento dos vínculos interpessoais. A metodologia restaurativa cria um espaço seguro para o compartilhamento de vivências, acolhimento de sentimentos e construção de um ambiente de trabalho – e fora dele – mais colaborativo e humanizado.
Durante o círculo, os participantes refletiram sobre questões como pertencimento, memória institucional, convivência e os desafios cotidianos do trabalho em equipe e da vida em sociedade. O momento também permitiu a troca de experiências e sentimentos relacionados ao ciclo da aposentadoria, reconhecendo a trajetória de quem já contribuiu com o serviço público e promovendo conexões entre gerações.
A proposta faz parte de uma política contínua de fortalecimento institucional e pessoal, integrando o cuidado emocional e o diálogo como ferramentas de valorização humana. Ao adotar práticas restaurativas no ambiente de trabalho, o IPREV reafirma seu compromisso com uma gestão empática, participativa e voltada à construção de relações mais saudáveis entre seus beneficiários.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI