No lugar das antigas folhas de ponto, o registro digital. Essa tem sido a rotina dos servidores do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) após a implantação do ponto eletrônico, ocorrida no mês de fevereiro. Agora, as informações sobre horários de entrada, saída e intervalos de quem trabalha na previdência são registradas por um sistema online, acessível por meio da intranet do instituto.
O objetivo da mudança é possibilidade o registro das jornadas de trabalho de maneira mais precisa, confiável e transparente. O ponto eletrônico é parte das iniciativas da Previdência Digital, voltadas para modernizar e tornar digitais os processos do Iprev.
“Com essa mudança, melhoramos o registro dos horários dos nossos servidores, diminuindo a dependência das anotações manuais em folha de ponto e melhorando as relações de trabalho entre servidores e gestores das unidades organizacionais”, avaliou o presidente do Iprev, Mayco Pinheiro.
A nova maneira de registrar a presença facilitou também a gestão da frequência dos servidores, uma vez que a plataforma gera relatórios completos sobre a jornada de trabalho, informando caso haja horas de trabalho pendentes no mês. Por meio do sistema, é possível também justificar faltas ou solicitar abonos de maneira simples e rápida. Outra vantagem é que cada servidor pode acessar o sistema e registrar a presença a partir da sua própria estação de trabalho, o que significa que não há filas para bater o ponto.
A interface do sistema é simples e intuitiva, capaz de ser utilizada mesmo por servidores
MEMÓRIA
Além do ponto eletrônico, o Iprev digitalizou também o recadastramento interno dos servidores do Iprev. Essa atualização cadastral precisa ser feita uma vez por ano, sempre no mês de aniversário do servidor.
Agora, esse processo é feito online, através de um sistema desenvolvido pela equipe do Iprev. Com o Sistema de Recadastramento Interno, o instituto conseguiu zerar as pendências de servidores no que diz respeito à atualização dos dados cadastrais.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI