Uma programação especial para as servidoras estaduais aposentadas marcou as comemorações por ocasião do Dia Internacional da Mulher. Exposições artísticas, palestras e atendimentos médicos e estéticos foram algumas das atividades oferecidas pelo Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI). A programação aconteceu entre os dias 08 e 12 de março e foi realizada no Centro Social do Servidor.
No dia 08 de março, as aposentadas foram recebidas com a palestra “O temperamento da mulher”, proferida pela psicóloga do PAI, Josimary Lima. Tipos de personalidade, características e orientações para lidar com os diversos tipos de temperamento foram alguns dos temas trabalhados. A tarde incluiu ainda sorteio de brindes.
O presidente do Iprev, Mayco Pinheiro, destacou a importância das atividades oferecidas pelo programa. “O PAI oferece um rol de atividades sempre diversificado, e nesta data não foi exceção. Parabenizo todas as mulheres pela passagem desta data e reforço a importância das políticas públicas executadas por este governo, que atendem a essa parcela da população, especialmente as mulheres idosas, foco da previdência social”, disse o presidente.
Para a coordenadora do PAI, Arlete Pontes, é importante oferecer atividades para valorizar o segmento idoso. “A programação foi construída por toda a nossa equipe, e toda voltada para atividades de valorização das mulheres idosas. Aqui é um espaço onde elas podem conversar sobre os temas de interesse e trocar experiências, o que é muito importante para que elas se sintam acolhidas e valorizadas”, afirmou.
EXPOSIÇÃO
Em comemoração à data, as aposentadas das oficinas de Artesanato e Pintura em Tela também apresentaram a exposição “Releituras e outras pinturas”. O foco foram autorretratos da pintora mexicana Frida Kahlo. As telas estão expostas no Centro Social dos Servidores. Na sexta-feira, foi a vez da palestra “Autocuidado feminino”, com a enfermeira do programa, Vânia Cantanhede.
No sábado, por sua vez, a as aposentadas passaram por um dia da beleza. Em parceria com a Universidade Ceuma, foram oferecidos serviços como limpeza de pele, design de sobrancelhas, massagem e maquiagem.
A aposentada Maria de Fátima Viégas, 69, elogiou a programação oferecida e destacou a importância de se comemorar o Dia Internacional da Mulher. “É importante porque valoriza as mulheres, principalmente na nossa idade. Muitas de nós não tivemos essa valorização nos nossos anos passados, não era comum se fazer isso. Hoje tem, e a gente aprende sobre o nosso próprio valor”, disse.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI