Segue até o dia 30 de janeiro a exposição de telas dos servidores estaduais aposentados. A mostra está em cartaz no Museu de Arte Sacra e reúne a produção do ano de 2021 da Oficina de Pintura em Tela, realizada no âmbito do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI). O programa é executado pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) e oferece uma programação gratuita de atividades físicas, artísticas, culturais e de lazer para os aposentados do Estado.
São 40 telas, todas de autoria dos aposentados. As pinturas foram confeccionadas com técnicas diversas: há produções em óleo sobre tela, aquarela, tinta acrílica e prata boliviana. A exposição pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 9h às 17h30.
É o vigésimo ano seguido da mostra e, pela segunda vez, ela foi planejada de forma virtual. Desde o início da pandemia, as aulas do grupo acontecem de maneira remota, por meio de vídeoaulas e telefonemas para acompanhar a evolução do trabalho, conforme explicou a coordenadora da oficina e curadora da exposição, Teresa Moraes Rêgo.
“A tecnologia foi uma aliada nesse processo, e permitiu que as nossas aulas continuassem mesmo em meio a esse quadro de pandemia, permitindo a segurança e o cuidado com a saúde mas sem comprometer a produção da oficina”, disse.
A coordenadora do PAI, Arlete Pontes, reforçou a importância de manter as atividades do programa, mesmo durante a pandemia. “Retornamos com algumas atividades de forma presencial e outras acontecem de maneira virtual. O importante é continuar a oferecer os serviços e as oportunidades de ocupação, socialização e lazer que o PAI garante aos idosos”, pontuou Arlete.
Na faixa etária trabalhada pelo programa, a pintura pode servir como recurso terapêutico, ajudando a trabalhar a coordenação motora, a capacidade cognitiva e a organização. O emocional é outro aspecto que recebe impacto positivo, uma vez que a pintura é uma oportunidade de expressar sentimentos. “Ao compartilhar técnicas e experiências, o grupo também socializa e ganha maturidade”, concluiu Teresa.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI