O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) certificou 60 pessoas pela conclusão do curso de “Cuidador Familiar de Idosos”. O curso é oferecido pelo Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI).
A formação aconteceu no auditório do Centro Social dos Servidores e é a primeira desde o início da pandemia. “Com o início da pandemia, foi preciso suspender parte das atividades, como os cursos e formações que realizamos. Mas agora estamos muito felizes de estarmos de volta, oferecendo formação e contribuindo para gerar emprego e renda para a sociedade” reforçou Arlete Pontes, coordenadora do PAI.
A coordenadora do programa explica ainda que a ideia da formação surgiu de uma demanda identificada entre os próprios aposentados atendidos pelo programa. “Os idosos vêm para cá participam das oficinas e aqui recebem cuidado. Mas nos atendimentos fomos verificando que muitos deles precisam de cuidados específicos e não encontram pessoal qualificado para dar esse auxílio. Então, passamos a oferecer essa qualificação, aproveitando que o espaço do PAI já é de referência no atendimento a essa população e conta com uma equipe multiprofissional”, afirmou ela .
A formação tem carga horária de 20h/aula e capacita os participantes para atuarem na área de cuidado com a pessoa idosa. Durante toda a semana, o grupo participou de palestras sobre temas como Direitos do Idoso, Saúde da Pessoa Idosa, Prevenção de Quedas e Papel do Cuidador de Idosos, entre outros temas de relevância para a atuação nessa área. . As palestras foram ministradas por uma equipe que incluiu assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais enfermeiras e advogados, entre outros profissionais.
Durante o encerramento do curso, o presidente do Iprev, Mayco Pinheiro, foi representado pelo diretor administrativo-financeiro do Iprev, Charles Corrêa Castro. Ele destacou a importância da formação. “O trabalho desenvolvido pelo PAI em prol dos idosos tem um singnificado ímpar e é uma peça fundamental para o cuidado com a pessoa idosa. Vocês que estão concluindo este curso hoje têm uma responsabilidade muito grande, de levar carinho e cuidado para muitas pessoas, e o PAI estará à disposição para esclarecer dúvidas e orientar se necessário”, afirmou Charles.
Quem participou do curso elogiou a iniciativa e os conhecimentos adquiridos. “Achei o curso maravilhoso , a começar pelo atendimento dos profissionais que é excelente. E o aprendizado foi completo: falamos de saúde física, mental, amor, carinho e empatia. Aprendi muitas coisas e a parte que mais acrescentou para mim foi sobre a alimentação e os direitos da pessoa idosa. Saio daqui preparada para lidar com tudo relativo ao idoso”, comemorou Elza Maria Viana da Conceição 54, que já atua como cuidadora e aproveitou a oportunidade para aprender mais sobre a profissão.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI