Estão iniciadas as atividades do Conselho Fiscal (Confis). O órgão, que integra a estrutura administrativa do Iprev, atuará acompanhando e fiscalizando os atos administrativos do Instituto de Previdência do Estado do Maranhão (Iprev). O conselho é composto por cinco membros titulares e seus respectivos suplentes.
As atividades do Confis iniciaram em reunião ordinária, realizada virtualmente e que contou com a participação do presidente do Iprev, Mayco Pinheiro. Durante o encontro, ele fez um breve balanço das conquistas mais recentes do instituto, a exemplo da redução no tempo médio de implantação de pensões por morte, conseguida a partir da implantação de um sistema online.
“A implantação do Confis dá continuidade a esta missão que nos foi passada pelo governador Flávio Dino, de estruturar a previdência estadual. O Iprev está à disposição para ajudar o conselho no cumprimento das suas atividades”, complementou Mayco Pinheiro.
COMPOSIÇÃO
Integram o Conselho Fiscal: Antônio Júlio Gomes Pinheiro, representante da Secretaria de Estado da Educação (Seduc); Amudsen da Silveira Bonifácio, representante do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ/MA); Cristiano Matos de Santana e Dário André Cutrim Castro, representantes da Associação dos Defensores Públicos do Estado do MA (Adpema). A presidência do Confis está sob a responsabilidade da juíza Marcela Lobo, representante da Associação dos Magistrados do Maranhão (Amma).
Entre as atribuições do Confis está a emissão de pareceres sobre os balancetes e o balanço anual do Iprev. O conselho deve zelar, também, pelo cumprimento do plano de custeio e pela coerência dos resultados da avaliação atuarial.
Além do Confis, a estrutura do Iprev é composta também pelo Conselho Administrativo do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (Confepa), ao qual são submetidos os atos e decisões estratégicas referentes ao Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (Fepa).
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI