O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) apresentou aos membros do Conselho Administrativo do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (Confepa), em reunião ordinária, o resultado da Avaliação Atuarial referente aos anos de 2020 e 2021, bem como a Política de Investimentos para o ano de 2021.
Esta foi a primeira vez que a avaliação atuarial foi realizada pela própria equipe do Iprev, em vez de por uma consultoria especializada. O presidente do Iprev, Mayco Pinheiro, destacou aos conselheiros a importância da ação. “Permite que a nossa avaliação seja feita por quem entende e acompanha o dia-a-dia do nosso regime. Também podemos fazer projeções e entender melhor o funcionamento da nossa previdência”, explicou Mayco Pinheiro.
A apresentação foi feita pelos atuários do Iprev Marcela Lacerda e João Lemos. Ambos pontuaram que, embora a previdência estadual apresente déficit atuarial e financeiro, a situação do Maranhão é mais confortável que a de outros estados brasileiros. “No Maranhão, o pagamento de aposentados e pensionistas vem se mantendo em dia. O Estado não enfrenta atraso ou parcelamento de benefícios, a exemplo do que já ocorre em outras unidades da federação”, explicou João Lemos.
A equipe pontuou também a adoção do sistema de alíquota progressiva adotado pelo Estado, somada ao expressivo aumento da contribuição patronal. As medidas foram responsáveis por incremento na receita e consequente redução do déficit ao longo do ano de 2020.
Durante a reunião, foi apresentada também a Política de Investimentos. A exposição foi feita pelo analista previdenciário e contador do Fepa, Leonardo Assunção. O documento estabelece diretrizes para a aplicação dos recursos do Fepa ao longo do ano, e fixa metas de rendimento para os investimentos. A meta é definida e elaborada pelo Comitê de Investimentos (Comin), dentro da realidade dos investimentos atualmente realizados pelo Fundo. Assim, a política de investimentos é conservadora, privilegiando aplicações de médio e baixo risco.
SAIBA MAIS
Além de cumprir uma exigência legal, a avaliação atuarial monitora a situação da previdência, apontando tendências e analisando a situação presente e futura do regime. É esse estudo técnico que projeta, por exemplo, qual será o montante financeiro necessário para realizar os pagamentos da previdência nos anos seguintes.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI