Em reunião ordinária, o Conselho Administrativo do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (Confepa) aprovou a Política de Investimentos para o ano de 2020. O documento estabelece as diretrizes para gerenciar, aplicar e resgatar recursos do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (Fepa), além de fixar metas de rendimento para as aplicações financeiras conforme o cenário econômico.
A elaboração de uma política de investimentos para os recursos previdenciários atende a uma exigência do Conselho Monetário Nacional (CMN). e é elaborada pelo Comitê de Investimentos (Comin) do Iprev a partir da análise dos recursos do fundo e do cenário econômico atual. O objetivo é garantir a sustentabilidade financeira e atuarial dos recursos do Fepa, de acordo com critérios de legalidade, segurança, rentabilidade, solvência e liquidez.
O encontro foi realizado na sala de reuniões da vice-governadoria, no Palácio Henrique de La Roque. Na condição de presidente do Confepa, o presidente do Iprev, Mayco Pinheiro, conduziu a pauta da atividade.
“A política de investimentos auxilia na tomada de decisões acerca dos recursos do Fepa e é um instrumento imprescindível para qualquer gestão comprometida com a gestão eficiente dos recursos públicos e a garantia dos direitos de aposentados e pensionistas do estado”, explicou Mayco Pinheiro.
Na ocasião, também foi aprovado o calendário de reuniões do Confepa para o ano de 2020. Os encontros serão bimestrais, conforme previsto no regimento do conselho, e serão realizados na última quinta-feira dos meses de janeiro, março, maio, julho, setembro e novembro.
SAIBA MAIS
A Política de Investimentos é elaborada pelo Comitê de Investimentos do Iprev (Comin). Além do presidente do Iprev, o comitê é constituído pelo diretor do Fepa, pelo Diretor Administrativo-Financeiro e por servidores indicados pela presidência, os quais devem obrigatoriamente, possuir formação e experiência na área econômico-financeira. No decorrer do ano, o comitê avalia o desempenho das aplicações do recursos do fundo e propõe mudanças, se necessário.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI