Para eles, a chegada da aposentadoria foi o momento de trocar o serviço público pelo trabalho com tintas e pincéis. Produções de servidores estaduais aposentados integram a exposição “O Arquétipo da Contemporaneidade”, que já passou pela galeria Marcia Sandes, no Centro Cultural do Ministério Público, e chega agora ao Museu de Arte Sacra, em São Luís. O 18º Vernissage de Aposentados do Estado será realizado nesta quarta-feira (20), das 16h às 18h30.
A exposição é a culminância da oficina de Pintura em Tela, executada no âmbito do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI). O programa é desenvolvido pelo Governo do Estado por meio do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) e oferece uma programação de cursos e oficinas de atividades esportivas, artísticas, culturais e de lazer para os servidores estaduais aposentados.
A mostra fica em cartaz até o dia 30 de novembro e homenageia o centenário da pintora Maria Luiza Serra de Castro, natural de Pedreiras (MA). Assim como os aposentados, Maria Luiza começou a pintar já depois de idosa. Motivos circenses e cabarés são temas recorrentes na sua obra, que tende ao estilo expressionista.
São mais de vinte telas, entre trabalhos autorais e releituras de obras da artista. A exposição tem curadoria de Teresa Moraes Rêgo, coordenadora da oficina, e Couto Correia Filho, além de participação especial de Uimar Júnior.
Além da oportunidade de exercitar os dons artísticos e aprender uma nova habilidade, a pintura pode ser considerada terapêutica para o público da terceira idade. As pinceladas trabalham a motricidade, o equilíbrio emocional e a espiritualidade. Além disso, como exige concentração, a pintura ajuda os idosos a manter a capacidade mental em pleno funcionamento, prevenindo doenças.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI