Servidores estaduais aposentados têm acesso a uma programação que valoriza a cultura local, o patrimônio histórico e os saberes tradicionais do Maranhão. As atividades são viabilizadas por meio do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), executado pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev), do Governo do Estado.
O Centro Histórico de São Luís e o Parque da Juçara, no bairro do Maracanã, foram alguns dos espaços visitados pelos idosos nas últimas semanas. O grupo de cerca de 30 pessoas participou da visita guiada ao Palácio dos Leões, sede do governo estadual, visitou a Igreja da Sé e a Escadaria da Coreira, na rua Graça Aranha. Já na Festa da Juçara o grupo participou de uma manhã de lazer que incluiu também jogos e dinâmicas de grupo.
A coordenadora do PAI, Arlete Pontes, explicou que organizar e apoiar excursões, atividades culturais e de lazer realizadas pelos servidores aposentados é uma maneira de estimular a socialização, prevenindo casos de solidão e depressão, comuns na terceira idade.
“Essas atividades fazem com que o idoso conheça a cultura do seu estado e a valorize. Mas são importantes também porque são um espaço de confraternização e socialização, essenciais no processo de envelhecimento saudável que o PAI busca proporcionar aos aposentados”, disse ela.
Saiba mais
Além das oficinas de atividade física e artística, desenvolvidas no Centro Social dos Servidores, o PAI organiza uma programação cultural e de lazer, com passeios, excursões e viagens para os servidores aposentados. Nessas ocasiões, os aposentados contam com o apoio da equipe técnica do PAI, que organiza a programação, viabiliza a logística e cuida sejam respeitados a acessibilidade e os direitos dos idosos, proporcionando um ambiente seguro e saudável.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI