Servidores estaduais aposentados compareceram, nas últimas semanas, a programações alusivas ao Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro. A participação foi viabilizada por meio do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), vinculado à Diretoria de Previdência Pública Estadual do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev).
No início de outubro, os aposentados que são artistas plásticos e desenvolvem trabalhos manuais expuseram, durante a VIII Feira de Valorização da Pessoa Idosa, a produção artística realizada nas oficinas do PAI. O evento aconteceu na Casa do Maranhão e foi realizado pela Defensoria Pública Estadual do Maranhão (DPE/MA), com o objetivo de estimular o protagonismo do idoso e o envelhecimento saudável.
A programação contou ainda com apresentações de grupos de dança e tambor de crioula, corais e bandas, além de palestras e oficinas. Atendimento jurídico e de saúde também fizeram parte da programação.
O presidente do Iprev, Joel Benin, destacou a importância das parcerias que valorizem a terceira idade. “Com a integração a uma extensa rede de parceiros, conseguimos reforçar o compromisso de garantir apoio e estimular o protagonismo dos nossos servidores aposentados, oferecendo oportunidades de socialização e possibilitando o exercício da cidadania”, afirmou Joel Benin.
Os aposentados também assistiram a uma palestra com o objetivo de estimular a pessoa idosa a exercer sua cidadania por meio do voto, que, de acordo com a legislação brasileira, é facultativo a partir dos 70 anos. A atividade é parte da campanha “Idoso consciente: voto inteligente”, realizada pelo Ministério Público do Maranhão. A palestra foi ministrada pelo titular da 2ª Promotoria do Idoso de São Luís, Esdras Liberalino Soares Júnior, no auditório do Centro Social dos Servidores, e reuniu cerca de 80 idosos.
Já no Sindicato dos Policiais Civis do Maranhão, a assistente social do PAI, Juçara Cavalcanti, ministrou a palestra intitulada “Vida na Terceira Idade”, para policiais civis aposentados. A palestra fez parte de uma programação que incluiu atendimentos em saúde, com testes de glicemia e aferição da pressão arterial, e uma programação cultural, com jogos e confraternização.
Para a coordenadora do PAI, Arlete Pontes, a participação dos aposentados nesses eventos estimula a troca de experiências. “É mais uma oportunidade de socialização, para os nossos idosos confraternizarem e também para o debate de temas importantes para eles”, explicou Arlete.
A programação da Semana do Idoso no PAI incluiu também a realização de mais um curso de Cuidador Familiar de Idoso, ministrado através de parceria com a Pastoral do Idoso, na igreja São José Operário. Para o mês de novembro, também está prevista uma caminhada na avenida Litorânea.
SAIBA MAIS
O dia 1º de outubro foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional do Idoso. O objetivo é sensibilizar a população em geral para as questões referentes ao envelhecimento saudável, bem como para a necessidade de se proteger, cuidar e garantir direitos a essa parcela da população. No Brasil, em 1º de outubro de 2003 entrou em vigor o Estatuto do Idoso, que garante direitos e subsidia a elaboração de políticas públicas voltadas para as pessoas a partir de 60 anos.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI