Todo dia ela faz tudo sempre igual. Às 9h da manhã, Marinalda dos Santos Marques, 73, chega à Praia Grande, onde ajuda a gerenciar o Espaço Canto Arte do PAI. A loja comercializa artesanato produzido nas oficinas do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI). O programa é executado pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev).
Marinalda foi a primeira servidora a participar da iniciativa, que em novembro completa 15 anos. “Ainda lembro da primeira reunião que fizemos. Foi na praça, porque a gente não tinha nem a chave da loja ainda. Hoje a loja está maior e com muito mais peças”, recordou.
No local, também são realizados cursos de artesanato para os aposentados, incentivando o reaproveitamento de materiais. Há anos, o espaço abriga a Turma do Fuxico – grupo de aposentadas que se reúne para produzir diversas peças a partir da técnica artesanal. “A gente faz fuxico com a mão e a boca também, porque a gente conversa muito”, gracejou Verônica Januária Lopes Soares, 69, que também participa do projeto.
Geração de renda
O presidente do Iprev, Mayco Murilo Pinheiro, destacou a importância de ações que garantam apoio aos servidores estaduais. “Projetos como esse garantem geração de renda, inclusão social e socialização entre os idosos, contribuindo para valorizar servidores que já trabalharam muito pelo nosso Estado”, afirmou Mayco Pinheiro.
Hoje, as aposentadas que expõem os produtos no Espaço Canto Arte do PAI atuam em um regime de cooperativa, organizado por elas próprias, e se revezam no atendimento aos clientes e na venda dos produtos. O grupo também realiza exposições em eventos estaduais dedicados ao público da terceira idade. Com o que conseguem vender, pagam os custos de manutenção da loja, compram matéria-prima para novos projetos e conseguem também incrementar a renda.
“Aqui é bem movimentado. As pessoas gostam da loja porque aqui tem muito calor humano e carinho. O turista entra e a gente está comemorando um aniversário, fica todo mundo impressionado, e quando a gente diz que é uma loja da terceira idade gosta mais ainda. E tem especialmente o lado terapêutico de tirá-las de casa, proporcionar renda e um espaço para socializar com todo mundo. O apoio que o governo dá para este projeto é nota mil”, disse Teresa Moraes Rego, gerontóloga, arte-educadora e coordenadora do projeto.
A oportunidade de socializar é um diferencial para Verônica. Para ela, a aposentadoria trouxe o primeiro contato com as artes e, em seguida, o convite para expor seu artesanato na loja. “É muito bom vir para cá. A maioria das pessoas tem uma imagem de que o aposentado não faz nada, mas não é assim. A gente vem para cá, faz artesanato e, enquanto vende, conversa com as pessoas, conhece os turistas, dá umas gargalhadas boas. As pessoas ouvem a minha risada de longe”, garante ela.
Saiba mais
O Espaço Canto Arte do PAI funciona na Rua do Giz, 66 – próximo à descida da escadaria da Rua do Giz, das 9h às 17h.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI