7/02/2022 5:12 pm

Aposentados e pensionistas também contribuem para a previdência? Por quê?


De acordo com a legislação, devem contribuir para a previdência os aposentados e pensionistas civis cujos proventos superem o teto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Esse teto, atualmente, é de R$ 7.087,22.
Ou seja, se a sua aposentadoria ou pensão é maior que esse valor, você vai contribuir para a previdência. O percentual descontado será o mesmo aplicado aos servidores ativos – com uma ressalva: o desconto será apenas sobre a parcela do benefício que ultrapassar este teto.


Ou seja: se o valor da sua aposentadoria ou pensão, por exemplo, for de R$ 8.087,22, estará mil reais acima do teto do RGPS. O percentual de contribuição será calculado, neste caso, apenas sobre este montante de mil reais.

Já no caso dos servidores estaduais militares, a contribuição é de 9,5%, tanto para ativos quanto para reservistas, reformados e pensionistas. 

Publicações

 

IPREV – Instituto de Previdência dos Servidores do Governo do Estado do Maranhão

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) é a unidade gestora do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS) do Maranhão. Sua finalidade é gerir, planejar, coordenar e supervisionar a execução e o controle da previdência dos servidores públicos estaduais.

Endereços

Sede Administrativa

Ed. Biadene Office – 10º e 13º andar
Rua Itapecuru, 44 – Ponta do Farol
São Luís – MA
CEP 65075-650

 

Central de Atendimento ao Público

Centro Administrativo do Estado (CAE) – Anexo V
Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n
Calhau – São Luís, MA
CEP 65074-220

 

Centro Social do Servidor

Av. Sambaquis, s/n (antigo Ipem)
Calhau – São Luís – MA
CEP 65071-390

Atendimento Iprev (WhatsApp)

(98) 99100 6166

 

Perícia Médica/ PAI

(98) 3042-1404

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI