30/01/2023 3:11 pm

Servidores estaduais aposentados participam da tradição da queimação de palhinhas

Cerimônia tradicional da cultura maranhense foi realizada no Centro Social dos Servidores

Servidores estaduais aposentados realizaram a tradicional cerimônia da queimação de palhinhas. O evento, que marca o encerramento da temporada natalina, foi realizado no auditório do Centro Social dos Servidores e contou com o apoio do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI).

A tradição cultural secular, que é realizada no Maranhão e em Portugal, é alusiva ao Dia de Reis. A festividade é marcada pela retirada dos galhos que enfeitam a manjedoura e o desmonte do presépio. Em seguida, os galhos são lançados ao fogo. A cerimônia religiosa conta ainda com rezas e ladainhas.

Atividade é parte da programação de apoio aos aposentados, executada pelo PAI

 

Para a aposentada Maria dos Remédios Beleza, o momento tem significado importante. “Não é só queimar a palhinha do presépio. É hora de fazer os nossos pedidos para Deus. A gente pede aquilo que mais estiver precisando no momento, mentaliza e, em seguida, joga os ramos no fogo”, descreve.

SAIBA MAIS
Executado pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev), o PAI é uma estratégia do governo do estado de valorização e garantia de saúde pública aos servidores estaduais aposentados. O programa desenvolve atividades físicas, culturais e de lazer, além de uma programação de passeios e eventos.

Por meio do programa, são oferecidos ainda serviços como acupuntura e reabilitação, além de espaços de palestras e debates com a população idosa.

 

IPREV – Instituto de Previdência dos Servidores do Governo do Estado do Maranhão

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) é a unidade gestora do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS) do Maranhão. Sua finalidade é gerir, planejar, coordenar e supervisionar a execução e o controle da previdência dos servidores públicos estaduais.

Endereços

IPREV/MA – Agência Previdenciária
(98) 3042-1404
Av. São Luís Rei de França, 453 – Turu, São Luís – MA, 65065-470
Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

 

Centro Social do Servidor

Av. Sambaquis, s/n (antigo Ipem)
Calhau – São Luís – MA
CEP 65071-390

Horários de atendimento:

Agência Previdenciária: de 08h às 18h.
Perícia Médica: de 8h às 14h.

 

 

Perícia Médica/ PAI

(98) 3042-1404

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI