11/11/2019 3:35 pm

Oficina do PAI promove workshop de estimulação cognitiva em faculdade de São Luís

Atividade foi momento de convivência entre idosos e estudantes

Atividade foi momento de convivência entre idosos e estudantes

Servidores estaduais aposentados participaram de um workshop de Estimulação Cognitiva com cerca de 70 estudantes dos cursos de Farmácia e Biomedicina da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB). A iniciativa integrou a programação do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI) desenvolvido pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) e foi realizada por meio do projeto Arte na Escola, extensão das oficinas de Pintura em Tela e Artesanato desenvolvidas no programa.

Os estudantes participaram de uma palestra sobre estimulação cognitiva em idosos, seguida de um momento lúdico com jogos e exercícios neuróbicos, que estimulam a memória e a concentração. O objetivo é capacitar a turma para o atendimento do público idoso e ensinar técnicas que podem ser utilizadas no tratamento de questões decorrentes do envelhecimento.

Para a coordenadora das oficinas de Pintura em Tela e Artesanato, Teresa Moraes Rêgo, o workshop foi um momento de troca entre os estudantes e os idosos. “O aspecto intergeracional é de grande importância tanto para esses alunos quanto para os idosos que participam do PAI. É uma forma de trocar experiências e igualar o conhecimento, uma vez que temos jovens de 24 anos e idosos participando das mesmas atividades, conversando e trocando experiências”, explicou Teresa.

EXTENSÃO

Além do Arte na Escola, os idosos que participam das oficinas artísticas do PAI desenvolvem o projeto de extensão Arte na Comunidade, em que disseminam o conhecimento adquirido nas oficinas em cursos realizados em instituições de caridade e organizações não-governamentais.

O PAI também desenvolve um projeto específico com o objetivo de manter a mente ativa e estimular a memória e a concentração entre os idosos. É a Oficina da Memória, indicada para idosos que já apresentam problemas de memória ou concentração. As aulas acontecem às quartas e sextas-feiras, às 8h da manhã, no Centro Social dos Servidores.

 

IPREV – Instituto de Previdência dos Servidores do Governo do Estado do Maranhão

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) é a unidade gestora do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS) do Maranhão. Sua finalidade é gerir, planejar, coordenar e supervisionar a execução e o controle da previdência dos servidores públicos estaduais.

Endereços

IPREV/MA – Agência Previdenciária
(98) 3042-1404
Av. São Luís Rei de França, 453 – Turu, São Luís – MA, 65065-470
Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

 

Centro Social do Servidor

Av. Sambaquis, s/n (antigo Ipem)
Calhau – São Luís – MA
CEP 65071-390

Horários de atendimento:

Agência Previdenciária: de 08h às 18h.
Perícia Médica: de 8h às 14h.

 

 

Perícia Médica/ PAI

(98) 3042-1404

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI