11/05/2022 2:47 pm

Servidores aposentados participam de palestra sobre nutrição para a pessoa idosa

 

 

Grupo de aposentados posa para foto no auditório do Centro Social dos Servidores, acompanhados dos nutricionistas que realizaram a palestra

Roda de conversa aconteceu no auditório do Centro Social dos Servidores

 

Servidores estaduais aposentados participaram, na manhã desta terça-feira (10) de uma roda de conversa sobre alimentação saudável e saúde intestinal. A ação foi fruto de uma parceria com a Universidade Ceuma (Uniceuma) e foi mediada por professores e alunos do curso de nutrição. A programação integra, ainda, o rol de atividades oferecidas pelo Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), desenvolvido pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev).

Durante a atividade, os aposentados puderam obter informações sobre a relação entre alimentação e saúde intestinal e entender deficiências de água ou nutrientes observando o aspecto da urina e das fezes. O grupo também participou de uma degustação de alimentos ricos em fibras e aprendeu receitas para executar depois, em casa. A preceptora de estágio do curso de Nutrição, Laís Ferreira, elogiou a receptividade dos aposentados.

“Eles são muito participativos. Trouxemos elementos expositivos e reforçamos aspectos importantes, como a necessidade de monitorar o consumo de água, já que a pessoa idosa pode perder um pouco da sensação de sede, por exemplo. Um ponto importante a destacar é que os idosos daqui são muito ativos e isso, aliado a uma alimentação mais saudável, melhora muito a qualidade de vida”, pontuou Laís.

A coordenadora do PAI, Arlete Pontes, reforçou a importância de transmitir a informação aos idosos. “O PAI firma parcerias para levar informação à pessoa idosa, estimulando o envelhecimento saudável e a mudança de comportamento. Os idosos daqui inclusive são multiplicadores, aprendem as coisas aqui nas palestras e levam os ensinamentos para casa, para os familiares”, disse.

A aposentada Glória Vasconcelos Santos, 72, elogiou a programação oferecida. “Achei tudo muito importante, até porque na nossa idade temos que pensar com muito cuidado na nossa alimentação. Ela é a base de tudo e, se estiver ruim, nada no nosso organismo funciona direito”, avaliou.

PROGRAMAÇÃO

Outro tema a ser debatido ainda este mês é o Alzheimer. No dia 27 de maio (sexta-feira) os aposentados participarão de uma palestra com o geriatra Herberth Vera Cruz, integrante da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – seccional Maranhão, e presidente da Associação Brasileira de Alzheimer – seccional Maranhão.

 

IPREV – Instituto de Previdência dos Servidores do Governo do Estado do Maranhão

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) é a unidade gestora do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS) do Maranhão. Sua finalidade é gerir, planejar, coordenar e supervisionar a execução e o controle da previdência dos servidores públicos estaduais.

Endereços

IPREV/MA – Agência Previdenciária
(98) 3042-1404
Av. São Luís Rei de França, 453 – Turu, São Luís – MA, 65065-470
Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

 

Centro Social do Servidor

Av. Sambaquis, s/n (antigo Ipem)
Calhau – São Luís – MA
CEP 65071-390

Horários de atendimento:

Agência Previdenciária: de 08h às 18h.
Perícia Médica: de 8h às 14h.

 

 

Perícia Médica/ PAI

(98) 3042-1404

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI