12/11/2019 3:00 pm

Passeios e excursões promovem valorização da cultura local entre servidores aposentados

Servidores aposentados participaram da 50ª Festa da Juçara

Servidores aposentados participaram da 50ª Festa da Juçara, no Maracanã

Servidores estaduais aposentados têm acesso a uma programação que valoriza a cultura local, o patrimônio histórico e os saberes tradicionais do Maranhão. As atividades são viabilizadas por meio do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), executado pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev), do Governo do Estado.

O Centro Histórico de São Luís e o Parque da Juçara, no bairro do Maracanã, foram alguns dos espaços visitados pelos idosos nas últimas semanas. O grupo de cerca de 30 pessoas participou da visita guiada ao Palácio dos Leões, sede do governo estadual, visitou a Igreja da Sé e a Escadaria da Coreira, na rua Graça Aranha. Já na Festa da Juçara o grupo participou de uma manhã de lazer que incluiu também jogos e dinâmicas de grupo.

Servidores aposentados também visitaram Palácio dos Leões

Servidores aposentados também visitaram Palácio dos Leões

 

A coordenadora do PAI, Arlete Pontes, explicou que organizar e apoiar excursões, atividades culturais e de lazer realizadas pelos servidores aposentados é uma maneira de estimular a socialização, prevenindo casos de solidão e depressão, comuns na terceira idade.

“Essas atividades fazem com que o idoso conheça a cultura do seu estado e a valorize. Mas são importantes também porque são um espaço de confraternização e socialização, essenciais no processo de envelhecimento saudável que o PAI busca proporcionar aos aposentados”, disse ela.

Saiba mais

Além das oficinas de atividade física e artística, desenvolvidas no Centro Social dos Servidores, o PAI organiza uma programação cultural e de lazer, com passeios, excursões e viagens para os servidores aposentados. Nessas ocasiões, os aposentados contam com o apoio da equipe técnica do PAI, que organiza a programação, viabiliza a logística e cuida sejam respeitados a acessibilidade e os direitos dos idosos, proporcionando um ambiente seguro e saudável.

 

IPREV – Instituto de Previdência dos Servidores do Governo do Estado do Maranhão

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) é a unidade gestora do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS) do Maranhão. Sua finalidade é gerir, planejar, coordenar e supervisionar a execução e o controle da previdência dos servidores públicos estaduais.

Endereços

IPREV/MA – Agência Previdenciária
(98) 3042-1404
Av. São Luís Rei de França, 453 – Turu, São Luís – MA, 65065-470
Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

 

Centro Social do Servidor

Av. Sambaquis, s/n (antigo Ipem)
Calhau – São Luís – MA
CEP 65071-390

Horários de atendimento:

Agência Previdenciária: de 08h às 18h.
Perícia Médica: de 8h às 14h.

 

 

Perícia Médica/ PAI

(98) 3042-1404

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI