24/07/2020 11:34 am

Iprev realiza treinamento do Sistema de Perícias Médicas para servidores da Educação

O treinamento foi ministrado pela diretora de Perícias Médicas do Iprev, Lisandra Martins

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) realizou nesta quarta-feira (22) mais uma rodada do treinamento do Sistema de Perícias Médicas em parceria com a Escola de Governo do Estado do Maranhão (EGMA). Desta vez, o sistema foi apresentado para os servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que atuam na área de gestão de pessoas. Participaram, também, servidores das Unidades Regionais de Educação (UREs) da capital e do interior do estado.


Com esta etapa, o Iprev atingiu a marca de mais de cem servidores estaduais da área de Recursos Humanos capacitados. A intenção é que os setores de RH dos órgãos estaduais possam orientar os demais servidores em caso de dúvidas na utilização do sistema.


Inteiramente desenvolvida pelo Iprev, a plataforma permite que a abertura de processos que precisam passar por perícia médica seja feita de forma inteiramente digital. Para abrir o processo e solicitar o atendimento pericial é preciso acessar o sistema, que está disponível neste link, preencher os dados pessoais e anexar os documentos solicitados. O Iprev analisa a solicitação e responde em até 72h, ou agendando o atendimento pericial ou explicando os motivos do indeferimento da solicitação.

Clique aqui para acessar o Sistema de Perícias Médicas

Clique aqui para acessar o Manual do Sistema de Perícias Médicas e tirar dúvidas sobre a utilização da plataforma


Celeridade

O presidente do Iprev, Mayco Pinheiro, participou da abertura do treinamento e ressaltou as vantagens do novo sistema:


“Agora os servidores poderão fazer seus pedidos diretamente ao Iprev, acelerando o tempo e ganhando em comodidade no atendimento, visto que podem acessar o sistema do conforto das suas casas. Essa ferramenta é um marco na valorização dos servidores estaduais e algo que muito nos orgulha, porque foi pensada com carinho e cuidado para que o servidor se sinta acolhido em todas as etapas do processo”, afirmou Mayco Pinheiro.

O presidente do Iprev, Mayco Pinheiro, destacou as vantagens da plataforma para os servidores estaduais


Durante o treinamento, foi apresentada aos servidores a forma de abrir processos e solicitar atendimento pelo Sistema. A oportunidade foi também de esclarecer dúvidas e debater iniciativas conjuntas para dar celeridade ao atendimento dos professores da rede estadual. O Sistema de Perícias Médicas pode ser utilizado para agendar o atendimento em casos como Aposentadoria por Invalidez, Isenção de Sala de Aula e Redução de Carga Horária, entre outros benefícios.


A iniciativa também ajuda a prevenir a disseminação da Covid-19, uma vez que a maior parte do atendimento é feito de maneira remota. O servidor é avisado por e-mail da data e horário da realização da perícia, que é o único momento presencial em todo o processo. A perícia médica analisa as condições de saúde do servidor de modo a avaliar o direito ao benefício. Todos os resultados são informados por e-mail. Também é possível consultar a tramitação do pedido no próprio Sistema de Perícias Médicas ou no site E-Processos.


A diretoria de Perícias Médicas do Iprev, Lisandra Martins, reforçou a celeridade e a ampla aceitação do sistema entre os servidores estaduais. “Temos tido retorno excelente de todos que utilizam a plataforma, que é muito prática, intuitiva. Além de facilitar para o servidor, tem impacto positivo também no trabalho dos técnicos da perícia”, garantiu ela.

Saiba mais

O Sistema de Perícias Médicas pode ser utilizado para solicitar atendimento pericial em casos como aposentadoria ou reforma por invalidez, licenças para tratamento de saúde e homologação de atestados médicos, entre outros assuntos. O servidor inicia o processo preenchendo um formulário com os seus dados e anexando os documentos necessários.

A lista de benefícios que requerem o atendimento pericial, bem como a lista de documentos necessários em cada caso, está disponível neste link. Após análise da documentação, o servidor será avisado, por e-mail, da data e horário da realização da sua perícia.

O resultado da avaliação pericial também será encaminhado por e-mail. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (98) 99171 9399 ou pelo e-mail pericia.medica@iprev.ma.gov.br.

 

IPREV – Instituto de Previdência dos Servidores do Governo do Estado do Maranhão

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) é a unidade gestora do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS) do Maranhão. Sua finalidade é gerir, planejar, coordenar e supervisionar a execução e o controle da previdência dos servidores públicos estaduais.

Endereços

IPREV/MA – Agência Previdenciária
(98) 3042-1404
Av. São Luís Rei de França, 453 – Turu, São Luís – MA, 65065-470
Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

 

Centro Social do Servidor

Av. Sambaquis, s/n (antigo Ipem)
Calhau – São Luís – MA
CEP 65071-390

Horários de atendimento:

Agência Previdenciária: de 08h às 18h.
Perícia Médica: de 8h às 14h.

 

 

Perícia Médica/ PAI

(98) 3042-1404

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI