1/07/2018 11:18 am

Iprev e UFMA reforçam parceria para garantir formação continuada e apoio a idosos

DSC_7623O Governo do Estado, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) formalizou a adesão a mais uma etapa do projeto de extensão Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti). O projeto é idealizado pela Universidade Federal do Maranhão e, além do Iprev, conta com a parceria do Serviço Social do Comércio (SESC).

A iniciativa proporciona a pessoas a partir de 50 anos o acesso a formação continuada sobre o processo saudável de envelhecimento, por meio de um curso com carga horária de 280 h/aula, distribuídas ao longo de um ano. Os detalhes para mais uma etapa de formação foram acertados em reunião técnica realizada na quarta-feira (27) na reitoria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Estavam presentes ao encontro a reitora da UFMA, Nair Portela; o presidente do Iprev, Joel Benin; o diretor administrativo-financeiro do Iprev, Danilo Gaioso; a coordenadora da Uniti, Hortência Gago Araújo; e a pedagoga Marly Abdalla, representando na parceria o Serviço Social do Comércio (SESC).

“Este é um projeto especial, que conta com uma longeva parceria entre a UFMA e o Governo do Maranhão. Hoje reafirmamos esse compromisso, que é parte das ações de acolhimento e valorização da pessoa idosa”, destacou o presidente do Iprev, Joel Benin.

A reitora da UFMA, Nair Portela, também destacou a importância da parceria. “Para nós, é motivo de grande alegria poder iniciar mais uma etapa deste projeto e fortalecer o trabalho conjunto em prol da terceira idade. É um projeto maravilhoso, e que tem uma acolhida muito grande entre a população idosa”, avaliou Nair Portela.

DSC_7557

Ao formalizar a parceria, o Iprev trabalha para ampliar as ações de resgate da autoestima da pessoa idosa, na medida em que garante apoio às atividades do curso e estimula a participação dos servidores estaduais aposentados. A coordenadora da Uniti, Hortência Gago, reforçou o caráter de inclusão social da Uniti.

“Esta rede de parceiros fortalece a Uniti. O curso que oferecemos tem uma receptividade tão boa que, quando termina o ano de atividades, muitos não querem se desligar”, contou ela.
Durante o período do curso, os participantes têm aulas sobre nutrição, geriatria e gerontologia, saúde e turismo, entre outros temas. Todos os conteúdos são trabalhados com foco nas particularidades da terceira idade.

O projeto também oferece plantão psicológico, um coral, uma parceria com o herbário da UFMA para aulas práticas e, no período junino, um grupo de bumba-meu-boi. O grupo também promove viagens com os idosos, uma maneira de estimular o turismo nessa fase da vida. As vagas no curso são disponibilizadas por meio de edital.

PAI

O Iprev também promove ações de valorização dos idosos por meio do Programa de Atencão Integrada para o Aposentado (PAI). Atualmente, são mais de 20 mil idosos inscritos no programa, que oferece atividades físicas, de cunho artístico e cultural, além de funcionar como um espaço de convivência e socialização entre os idosos. As atividades são realizadas no Centro Social dos Servidores, nos turnos matutino e vespertino.