25/01/2023 11:03 am

Iprev divulga balanço de atividades por ocasião do Dia do Aposentado

Implantação de uma Agência Previdenciária, que atualmente resolve mais de 70% das solicitações sem a necessidade de abertura de processos administrativos; mais de sete mil processos de aposentadoria e pensão analisados no ano de 2022, zerando a fila de solicitações no ano para estes benefícios; parceria com a Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep) para atendimento médico gratuito em diversas especialidades; valorização do patrimônio dos aposentados, com revitalização das instalações do Centro Social do Servidor e atualização do patrimônio imobiliário do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (Fepa). Essas e outras ações fazem parte do balanço de iniciativas executadas pelo Governo do Estado na área da previdência, divulgado nesta terça-feira (24), data em que se comemora o Dia do Aposentado.

“A nossa intenção é fazer um governo que possa cuidar cada vez melhor das pessoas. Por isso, tenho determinado uma série de ações para valorizar não só o servidor ativo, mas também os aposentados, que já fizeram muito pelo Maranhão e, agora, merecem reconhecimento pelos serviços prestados”, disse o governador Carlos Brandão.

Inaugurada em julho do ano passado, a primeira Agência Previdenciária do Estado do Maranhão contabiliza, atualmente, mais de seis mil atendimentos presenciais. Desses, 77% foram resolvidos diretamente nos guichês de atendimento, sem a necessidade de abertura de processos administrativos – o que, na prática, significa que as solicitações do servidor estão sendo resolvidas de forma mais ágil. A Agência Previdenciária também reúne todas as diretorias do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) no mesmo espaço, economizando custos logísticos e reduzindo o tempo necessário para a tramitação de processos.

Para o atendimento virtual aos beneficiários e segurados, o Iprev integrou o seu atendimento on-line à assistente virtual Juçara, do Governo do Estado. Atualmente, são mais de 12 mil atendimentos já realizados pela ferramenta – o maior volume entre todos os órgãos estaduais. A plataforma oferece atendimento automatizado às principais dúvidas e, nos casos necessários, disponibiliza um atendimento humano.

“Conforme a determinação do nosso governador, estamos trabalhando para trazer serviços cada vez melhores para a população. Agradeço o empenho e o esforço de cada um dos servidores da equipe do Iprev, que têm tornado possíveis tantas conquistas importantes. Nesta data, cumprimento também cada um dos servidores aposentados pelo seu dia”, disse o presidente do Iprev, Guilberth Garcês.

PATRIMÔNIO
A gestão estadual também está investindo na valorização do patrimônio dos aposentados, que hoje integra o Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (Fepa). Em outubro do ano passado, o governador Carlos Brandão reinaugurou as instalações revitalizadas do Centro Social dos Servidores. Além de melhorias estruturais, o espaço recuperado ganhou três quadras de areia, adaptadas para esportes como futevôlei, beach tennis e vôlei de praia. O bosque com churrasqueiras e a área das piscinas também foram reativados.

O governo agora está em fase final de recuperação dos 27 chalés que integram o complexo. Por meio de parcerias firmadas com entidades privadas, foram adquiridos 27 fogões e geladeiras, para melhorar a experiência dos servidores nesses espaços.

Como parte das ações para mapear e valorizar o patrimônio do Fepa, o Iprev realizou ainda o o inventário situacional dos bens imóveis que compõem o Fundo. O levantamento atualizou as informações sobre a utilização social dos prédios e terrenos, a situação atual de cada um dos imóveis e o valor de mercado.

PARCERIAS
A criação de uma rede de parcerias também tem impactos positivos na saúde e qualidade de vida dos servidores, Em parceria com a Segep, o Programa Bem-Estar “Melhor Idade” realiza atendimentos médicos em cinco especialidades distintas: Cardiologia, Dermatologia, geriatria, clínico geral e psicologia. A partir de fevereiro, estará disponível também a especialidade de nutrição. As consultas são realizadas mediante agendamento no Centro Social dos Servidores.

“Oferecer este atendimento aos aposentados demonstra a percepção, por parte do Governo do Estado, do importante papel desenvolvido por esses servidores que dedicaram sua carreira para atender a população com compromisso e competência”, afirmou o titular da Segep, Pedro Chagas. 

SAIBA MAIS
O Dia do Aposentado foi criado em homenagem à primeira lei brasileira destinada à previdência social, publicada em 24 de janeiro de 1923: a lei Eloy Chaves. No Maranhão, servidores efetivos do Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado são vinculados à previdência estadual, cuja gestão é, desde 2017, de responsabilidade do Iprev.

 

IPREV – Instituto de Previdência dos Servidores do Governo do Estado do Maranhão

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) é a unidade gestora do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS) do Maranhão. Sua finalidade é gerir, planejar, coordenar e supervisionar a execução e o controle da previdência dos servidores públicos estaduais.

Endereços

IPREV/MA – Agência Previdenciária
(98) 3042-1404
Av. São Luís Rei de França, 453 – Turu, São Luís – MA, 65065-470
Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

 

Centro Social do Servidor

Av. Sambaquis, s/n (antigo Ipem)
Calhau – São Luís – MA
CEP 65071-390

Horários de atendimento:

Agência Previdenciária: de 08h às 18h.
Perícia Médica: de 8h às 14h.

 

 

Perícia Médica/ PAI

(98) 3042-1404

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI