16/01/2023 9:57 am

Iprev contabiliza mais de dois mil benefícios previdenciários implantados em 2022

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev), implantou em folha de pagamento, ao longo do ano passado, 2.048 benefícios previdenciários de aposentadoria e pensão por morte. Foram 1.319 aposentadorias e 729 novas pensões.

No mesmo período, foram realizadas 3.092 Perícias Médicas e 12.479 atendimentos online – estes últimos, com a intermediação da atendente virtual Juçara, do Governo do Estado.

Os atendimentos presenciais, nos guichês da Agência Previdenciária, foram 6.278. Destes, 77% foram resolvidos sem a necessidade de abertura de processos administrativos.

O presidente do Iprev, Guilberth Marinho Garcês, agradeceu o trabalho dos servidores e os bons resultados. “Estamos trabalhando no sentido de cumprir a diretriz do governador Carlos Brandão, de oferecer à população serviços com qualidade, agilidade e eficiência. Cumprimento cada um dos integrantes da nossa equipe pelo empenho e compromisso”, afirmou.

Agência Previdenciária

Com o objetivo de garantir mais rapidez e comodidade aos beneficiários da previdência estadual, o Estado implantou, no ano passado, o modelo de Agência Previdenciária.

“Assim, reduzimos custos logísticos, de deslocamento e de tempo de tramitação”, explica o presidente Guilberth Marinho Garcês.

Localizada à Av. São Luís Rei de França, nº 453 – Jardim Eldorado/Turu, a Agência Previdenciária é, também, a sede administrativa do Iprev e reúne, pela primeira vez, desde a inauguração do instituto, todas as diretorias em um mesmo espaço.

Estratégias

A integração do atendimento online do Iprev à assistente virtual Juçara também tornou mais céleres as respostas às dúvidas dos servidores. O serviço está disponível pelo WhatsApp (98) 99100 6166 e oferece a possibilidade de falar com um atendente humano se necessário.

Para o agendamento de perícias médicas e a concessão de Pensões por Morte, o Iprev apostou em sistemas online. As ferramentas foram desenvolvidas pela equipe técnica do Instituto e estão disponíveis no site do Iprev (iprev.ma.gov.br).

Ao acessar a plataforma, é preciso apenas preencher os formulários e anexar os documentos necessários. Para as Perícias Médicas, o tempo médio para a conclusão do processo é de cerca de 30 dias – antes, podia chegar a seis meses. No caso dos processos de pensão, a análise da documentação enviada é feita em 72h úteis, em média, com a solicitação transformada em processo administrativo.

Para este ano de 2023, iniciativas como o mapeamento e a digitalização de todos os processos administrativos vão agilizar a consulta a dossiês de servidores ativos e inativos, colaborando para reduzir o tempo de tramitação, além de economizar em logística, papel e impressão.

A ação conta com a parceria do Tribunal de Justiça (TJ) e da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP), a partir da mão de obra de reeducandas do sistema prisional na digitalização dos documentos.

Saiba mais

Criado em 2017, sob a forma de autarquia estadual, o Iprev tem a finalidade de gerir, planejar, coordenar e supervisionar a execução e o controle da previdência dos servidores públicos estaduais.

Atualmente, o instituto atende a mais de 40 mil aposentados e pensionistas do Executivo Estadual e do Ministério Público, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE) e Poder Judiciário.

Também compete ao Iprev a administração do patrimônio financeiro e imobiliário do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (Fepa), que provê os recursos para o pagamento dos benefícios previdenciários.

 

IPREV – Instituto de Previdência dos Servidores do Governo do Estado do Maranhão

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) é a unidade gestora do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS) do Maranhão. Sua finalidade é gerir, planejar, coordenar e supervisionar a execução e o controle da previdência dos servidores públicos estaduais.

Endereços

IPREV/MA – Agência Previdenciária
(98) 3042-1404
Av. São Luís Rei de França, 453 – Turu, São Luís – MA, 65065-470
Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

 

Centro Social do Servidor

Av. Sambaquis, s/n (antigo Ipem)
Calhau – São Luís – MA
CEP 65071-390

Horários de atendimento:

Agência Previdenciária: de 08h às 18h.
Perícia Médica: de 8h às 14h.

 

 

Perícia Médica/ PAI

(98) 3042-1404

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI