23/10/2022 2:15 pm

Iprev certifica 50 pessoas em mais uma edição do curso de Cuidador Familiar de Idosos

O Governo do Estado certificou 50 pessoas pela conclusão do curso de Cuidador Familiar de Idosos. A atividade é integrada ao calendário do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), desenvolvido pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev). As aulas acontecem no auditório do Centro Social dos Servidores.

O curso tem carga horária de 20h e é realizado por uma equipe multiprofissional, que inclui médico geriatra, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogo e nutricionista. Durante a programação, os participantes aprendem mais sobre o processo de envelhecimento e os problemas de saúde mais comuns nessa fase da vida, bem como os cuidados diários necessários na rotina de uma pessoa idosa. Memória e envelhecimento, a importância do sono e o papel do cuidador também estão entre os assuntos trabalhados.

O presidente do Iprev, Guilberth Garcês, destaca a importância da atividade. “O Governo do Estado mantém e realiza essa importante formação através do PAI, tanto para gerar emprego e renda para a população quanto atendendo à demanda social de cuidado e valorização da pessoa idosa. Essa programação colabora para que esse público tenha ainda mais qualidade de vida”, pontua.

A coordenadora do PAI, Arlete Pontes, agradeceu aos parceiros responsáveis pela realização da atividade. “Graças a uma rede de parcerias e aos profissionais que já fazem parte do PAI, conseguimos oferecer uma programação diversificada e que cobre todos os aspectos que fazem parte do processo de envelhecimento. A gente vê que a pessoa que trabalha com idosos precisa dessa reciclagem. Identificamos essa demanda e passamos a oferecer essa qualificação”, explica.

Profissão

A formação dá direito a certificado e os cuidadores passam a integrar uma base de dados do PAI, que atua junto a empresas, instituições e outros possíveis empregadores, com o objetivo de viabilizar a inserção profissional dos recém-qualificados.

“O envelhecimento da população é uma realidade no mundo inteiro. No Brasil, não é diferente. Cada vez mais, a sociedade precisa de pessoas qualificadas e com um olhar diferenciado para o cuidado. Nesse curso, oferecemos tanto o ensino da parte técnica do cuidado quanto o olhar diferenciado para o processo de envelhecimento e a pessoa idosa”, explica a assistente social Juçara Cavalcanti, uma das palestrantes do curso.

Para os participantes da formação, a oportunidade de aprimorar os conhecimentos é bem vinda. Edna Nunes, 48, já trabalha no cuidado com pessoas idosas e procurou o curso em busca de melhorias no seu aprendizado. “Quis ter um aprendizado melhor sobre como lidar com o idoso. Estou gostando muito das palestras e vou colocar em prática tudo o que aprendemos. É importante cuidar do outro como gostaríamos de ser cuidados, com respeito e carinho”, afirma.

Saiba mais

O Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI) é desenvolvido pelo Iprev e por uma rede de parceiros, com o objetivo de proporcionar qualidade de vida para os servidores estaduais aposentados. A programação inclui atividades físicas, culturais e de lazer, além de viagens, passeios, cursos, palestras e rodas de conversa sobre temas de interesse da pessoa idosa. As atividades são gratuitas para todos os aposentados do Estado e acontecem no Centro Social dos Servidores.

Clique aqui para acessar a galeria de imagens dessa notícia