7/02/2022 5:27 pm

Iprev amplia qualidade de oficinas do PAI com entrega de novos equipamentos

As oficinas de atividade física do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI) começaram o ano de 2022 com um reforço importante: os aparelhos Cadillac, Reformer, Cadeira Combo e Ladder Barrel já estão em funcionamento. Os itens foram adquiridos pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev), responsável pela execução do programa.

O presidente do Iprev, Mayco Pinheiro, visitou o Centro Social dos Servidores e oficializou a entrega dos equipamentos aos aposentados. “Estes equipamentos atendem a uma demanda antiga do programa e melhoram a qualidade dos serviços que prestamos para os aposentados do Estado. Estamos trabalhando constantemente em prol dos beneficiários da previdência, buscando oferecer tanto qualidade de atendimento quanto apoio e atividades diferenciadas”, frisou o presidente.

Os novos equipamentos ampliaram a quantidade de exercícios e de grupos musculares que podem ser trabalhados na oficina de pilates

Com os novos itens, a oficina de Pilates, antes restrita à parte de solo, ficou mais completa. O equipamento também auxilia na reabilitação. “Nesses aparelhos, conseguimos fazer milhares de exercícios, trabalhando diversos grupos musculares e com diversos graus de dificuldade. Por isso, eles são muito bons para trabalhar com idosos. Consigo trabalhar de maneira muito mais específica os sintomas apresentados”, explicou a fisioterapeuta Ana Talita de Sousa, responsável pela oficina.

Para essa faixa etária, a oficina de pilates é importante para preservar o equilíbrio, a mobilidade e melhorar a autoconfiança. A atividade contribui ainda para minimizar dores musculares e ósseas e problemas como a fibromialgia.

“A receptividade tem sido ótima. Observamos a felicidade quando eles conseguem fazer os exercícios e observam a melhora. Com esses equipamentos, os profissionais que atuam na reabilitação e nas oficinas podem inclusive conseguir resultados melhores e mais rápidos”, comentou a coordenadora do PAI, Arlete Pontes.

A aposentada Sônia Regina dos Santos, 60, elogiou a nova aquisição. “Para mim, foi bom demais. Se eu já era esforçada antes desses aparelhos, imagine agora. O aparelho exige mais, e com isso eu tenho um resultado mais eficaz e mais rápido”, avaliou a aposentada, que participa das oficinas de pilates, ioga e dança.

SAIBA MAIS
O Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI) proporciona, aos servidores estaduais aposentados, atividades físicas, culturais e de lazer. O objetivo é fomentar o processo de envelhecimento saudável e com autonomia.

A programação, que é gratuita, acontece no Centro Social dos Servidores e também de maneira remota. O programa também é espaço de confraternização dos idosos em ações culturais e debate de temas relacionados ao envelhecimento.

Clique aqui para acessar a galeria de fotos desta matéria