18/10/2018 10:17 am

Governo já contabiliza mais de 300 pessoas certificadas em curso de Cuidador Familiar de Idosos

Curso de Cuidador Familiar de Idosos é realizado no Centro Social do Servidor

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) já certificou 320 pessoas, desde o início do ano, no curso de “Cuidador Familiar de Idosos”. O curso é realizado pelo Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), vinculado à Diretoria de Previdência Pública do Iprev, e tem o objetivo de capacitar pessoal para dar assistência ao público idoso, tanto na própria família quanto entre profissionais da área.

A capacitação tem carga horária de 20h. Em março, maio e agosto, as aulas foram ministradas no auditório do Centro Social dos Servidores do Maranhão (antigo Ipem). Já a edição de setembro foi realizada em parceria com a Pastoral do Idoso e as aulas aconteceram na igreja São José Operário, no Ipase. As aulas são ministradas por técnicos do PAI, com a participação de uma rede de parceiros que inclui a Liga de Odontogeriatria e os cursos de Fisioterapia, Nutrição e Estética do Uniceuma.

O presidente do Iprev, Joel Benin, destacou que a iniciativa está integrada às ações desenvolvidas pelo governo do estado para a valorização da pessoa idosa. “É uma formação com o objetivo de ajudar a garantir qualidade de vida para esse público, com ênfase no servidor estadual. Este é um campo de trabalho em ascensão, uma vez que a população está envelhecendo. Esta capacitação tem sido realizada sempre com grande procura e avaliações positivas dos participantes”, avaliou o presidente.

A diretora de Previdência Pública Estadual, Larissa Tocantins,  também reforçou a importância da iniciativa. “Com esse curso, conseguimos atender tanto a população em geral, que tem uma demanda por qualificação profissional, quanto a pessoa idosa, que precisa de pessoal capacitado para entender a sua rotina e as suas necessidades”, disse Larissa.

Aulas

A formação é gratuita e dá direito a certificado.  O curso trabalha aspectos físicos e psicológicos do processo de envelhecimento. As aulas envolvem instruções sobre cuidados diários com prevenção de quedas, alimentação, higienização e sono. Há também módulos sobre o Estatuto do Idoso, a conduta do cuidador com o idoso e sua família e a preparação para o mercado de trabalho nessa área.

A coordenadora do PAI, Arlete Pontes, explicou que a ideia da formação nasceu de uma demanda identificada entre os idosos atendidos pelo programa. “Identificamos, ao observar os nossos aposentados, a falta de pessoal capacitado para cuidar deles. Daí pensamos em oferecer essa capacitação no âmbito do PAI. Hoje, temos idosos atendidos pelo programa que são assistidos, em casa, por cuidadores que fizeram aqui a sua formação”, afirmou Arlete.

Quem participa do curso aprova os conhecimentos adquiridos e também a oportunidade de fazer do cuidado uma profissão. Foi o caso de Elineude Silva, 47, que participou da primeira edição do curso, realizada em março. Ela ampliou a formação adquirida no PAI com outros cursos na área. “O curso melhorou o meu relacionamento com os idosos da minha família. Aprendi muito, inclusive sobre os direitos deles. Também abriu as portas para um novo trabalho”, conta ela, que hoje trabalha como cuidadora.