5/07/2018 9:36 am

Iniciado atendimento de Perícias Médicas em Timon

IMG-20180625-WA0004Mais de 60 atendimentos periciais foram realizados nos primeiros dias de retomada do serviço de Perícias Médicas no município de Timon. O serviço está funcionando desde segunda-feira (25). A ação está integrada às políticas de valorização dos servidores realizada pelo Governo do Maranhão. É resultado de uma articulação do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Prefeitura de Timon.

A próxima cidade a receber os serviços será Imperatriz, onde o atendimento pericial deve começar a funcionar este mês. A expansão dos serviços beneficia vários municípios e vai funcionar em seguida, em Matões, Parnarama, São Francisco do Maranhão e Caxias.

O presidente do Iprev, Joel Benin, explicou que a expansão dos serviços de Perícias Médicas para o interior do estado é parte das ações de reorganização e fortalecimento da previdência dos servidores públicos estaduais.

“Desde a criação do Iprev, temos colocado em prática ações que buscam não só fortalecer o regime previdenciário dos servidores, mas também garantir atendimento com a melhor qualidade e conforto possíveis. Esta medida beneficia, sobretudo, os servidores que atuam no interior do Estado, que não precisarão mais vir a São Luís para fazer a perícia”, disse o presidente.

Timon

IMG-20180625-WA0005Em Timon, o setor de Perícias Médicas do Iprev funciona em um espaço na sede do Instituto de Previdência Social do Município de Timon (IPMT), localizado à Praça São José, nº 100 – Centro, que é resultado de uma parceria com a prefeitura daquele município e com a Seduc, por meio da Unidade Regional de Educação (URE) de Timon. A partir do mês de julho, o serviço funcionará às segundas e quartas-feiras, das 14h às 18h. O atendimento pericial é feito mediante agendamento e o servidor é informado, com antecedência, da data em que será realizada a perícia.

“Agradecemos a todos os envolvidos nessa iniciativa. Estamos reiniciando o trabalho dos peritos aqui na nossa regional de educação, o que é mais uma conquista deste governo legalista e transparente. Já estamos inclusive trabalhando na reforma das salas para que, posteriormente, possamos fazer o atendimento de perícia na própria URE de Timon”, destacou, gestor da URE de Timon, Regino Nolêto.

Atendimento

Para a diretora de Perícias Médicas do Iprev, Sueline Moraes, a retomada do atendimento foi um sucesso. “A receptividade dos servidores foi excelente. O grande movimento de pessoas no local e a busca por agendamento na cidade é um reflexo da importância dessa ampliação do atendimento para outras cidades”, avaliou ela.

A professora Rosa Francisca Dias de Araújo Lira, 58 anos, comemorou o fato de ser atendida no mesmo município em que trabalha, sem precisar fazer a viagem de quase 500km até São Luís. “O deslocamento até São Luís é difícil e caro, então fiquei muito feliz quando disseram que eu poderia fazer a perícia aqui mesmo em Timon”.

De acordo com Rosa Francisca, a expansão do serviço demonstra o cuidado com o servidor público estadual. “É uma atenção do Governo com todo o estado, uma iniciativa que nos beneficia muito. Quem precisa passar por uma perícia médica é alguém que não está bem de saúde, por isso é tão importante que esse serviço seja próximo a nós. E o atendimento aqui hoje foi muito bom. Todos foram muito atenciosos, o serviço está excelente”.

Expansão

Por meio de articulações com a Seduc e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Iprev vai expandir as Perícias Médicas para outros municípios do interior. Em São Luís, o atendimento pericial já foi ampliado desde maio. Antes, era realizado apenas durante a manhã. Foi expandido para o turno vespertino às segundas e quartas-feiras, com serviços administrativos funcionando às terças e quintas.

Compete a Diretoria de Perícias Médicas a homologação de atestados médicos de até 15 dias e de licença médica para o tratamento de saúde do servidor e de acompanhamento de pessoa da família. Isenção de sala de aula, redução de carga horária, licença gestante, isenção de Imposto de Renda, aposentadoria por invalidez, pensão, inclusão de dependente, remoção, readaptação, reforma e adicional por insalubridade também são processos que passam pelo setor.

As Perícias Médicas realizam, ainda, exames de sanidade física e mental para avaliar a capacidade laborativa dos servidores públicos e dos candidatos ao ingresso no serviço público estadual. Em São Luís, a Diretoria de Perícias Médicas do Iprev funciona na Rua da Farmácia, nº 9 – Cohafuma. Informações adicionais sobre o serviço podem ser solicitadas pelo telefone (98) 3214 8606.