21/03/2018 2:14 pm

Governo certifica cem pessoas em curso de Cuidador Familiar de Idosos

O curso teve carga horária de 20h e foi realizado no auditório do Centro Social do Servidor

O curso teve carga horária de 20h e foi realizado no auditório do Centro Social do Servidor

 

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores do Maranhão (Iprev), certificou na manhã desta sexta-feira (16) cem pessoas pela conclusão do curso de ‘Cuidador Familiar de Idosos’. A formação teve carga horária de 20 horas e foi realizada pelo Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI) vinculado à Diretoria de Previdência do Instituto.

A solenidade de entrega dos certificados foi realizada no auditório do Centro Social dos Servidores do Estado do Maranhão e contou com a presença do presidente do Iprev, Joel Benin. Ele destacou a importância das orientações recebidas pelos participantes.

“Este é um campo de trabalho em franca ascensão, uma vez que a população está envelhecendo. Em muitos casos, a presença do cuidador é fundamental para o conforto e a saúde das pessoas idosas. Daí a necessidade de, como forma de apoiar e atender a esse público, investir na formação e capacitação de pessoal. Parabéns a todos pela qualificação. Vocês terão uma grande responsabilidade e esperamos que possam desempenhar com eficiência esse trabalho”, destacou Joel Benin.

A formação se integra às ações realizadas pelo Iprev de apoio à comunidade idosa, com ênfase nos servidores aposentados do serviço público estadual, e tem o objetivo de ajudar a garantir qualidade de vida para esse público. As aulas, realizadas sempre no período matutino, abordaram os cuidados diários, a prevenção de quedas, o Estatuto do Idoso e a preparação para o mercado de trabalho, dentre outros temas.

“A necessidade de mão de obra qualificada nesse setor foi uma demanda que identificamos no dia a dia de atendimento aos aposentados. Então decidimos oferecer o curso. Hoje, muitos idosos que participam do PAI são atendidos por cuidadores que fizeram aqui a sua formação”, contou Arlete Pontes, coordenadora de Apoio ao Aposentado do Iprev. Ela destacou também a grande procura pelo curso: as 50 vagas inicialmente previstas viraram cem e uma nova turma já está prevista para o mês de maio, com as inscrições que ficaram em lista de espera.

Conhecimento

Quem participou do curso aprovou as aulas e garante ter adquirido bons conhecimentos. Ivone de Jesus Ribeiro Ferreira, 63 anos, contou que a formação vai ajudá-la a atender melhor a mãe, com 81 anos e Alzheimer em estágio avançado.

“Eu vim aqui pedir socorro e terminei aprendendo muita coisa. Li tudo que encontrei sobre o assunto, conversamos com médicos, mas este é o primeiro curso de que participo”, contou ela, para quem a formação deu “um novo olhar sobre a pessoa idosa”. “A gente nem sempre entende o que é ser velho. Num curso desse você entende que as queixas não são chantagem ou desejo de chamar a atenção. Mudou de verdade o meu olhar sobre a minha mãe”, garantiu ela.

Já para Marinalva Lindoso, 50 anos, que trabalha há vários anos como cuidadora, o que chamou a atenção foi a abrangência do curso. “A gente aprendeu de tudo um pouco: como cuidar do sono, da higiene, essas coisas. Para mim, a parte mais interessante foi a que fala dos direitos dos idosos. A gente sempre trata com carinho porque está no coração da gente, mas até então eu não conhecia a fundo e nem sabia que existiam leis específicas para proteger o idoso de violência”, disse Marinalva.

 

IPREV – Instituto de Previdência dos Servidores do Governo do Estado do Maranhão

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) é a unidade gestora do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS) do Maranhão. Sua finalidade é gerir, planejar, coordenar e supervisionar a execução e o controle da previdência dos servidores públicos estaduais.

Endereços

IPREV/MA – Agência Previdenciária
(98) 3042-1404
Av. São Luís Rei de França, 453 – Turu, São Luís – MA, 65065-470
Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

 

Centro Social do Servidor

Av. Sambaquis, s/n (antigo Ipem)
Calhau – São Luís – MA
CEP 65071-390

Horários de atendimento:

Agência Previdenciária: de 08h às 18h.
Perícia Médica: de 8h às 14h.

 

 

Perícia Médica/ PAI

(98) 3042-1404

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI