4/01/2023 9:22 am

Força-tarefa do Iprev analisa mais de sete mil pedidos e zera fila de tramitação de processos

Com regime de força tarefa e a análise de mais de sete mil processos, o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) concluiu o ano de 2022 tendo analisado todos os pedidos relativos a concessão de aposentadoria, pensão, reforma, transferência para a reserva remunerada, incorporação de tempo de serviço e revisão de proventos que estavam em tramitação. O resultado é considerado histórico para a previdência estadual e positivo para os segurados já que, com a tramitação mais ágil do processo, é reduzido o tempo para concessão dos benefícios.

Em sua conta nas redes sociais, o governador do Estado, Carlos Brandão, destacou o trabalho da equipe do Iprev. “O governo do Maranhão alcançou números históricos na gestão previdenciária. Parabéns aos servidores”, escreveu ele.

O presidente do Iprev, Guilberth Garcês, também reforçou a importância dos números alcançados. “Conforme direcionado pelo nosso governador, trabalhamos de forma a tornar cada vez mais célere a tramitação dos processos dentro do nosso instituto. Agradeço o esforço das equipes, que analisaram milhares de processos com rapidez e transparência, sem prejuízo do rigor técnico”, afirmou.

Resultados

No total, foram analisados 1.635 pedidos de pensões; 3.571 de aposentadoria, reforma ou transferência para a reserva remunerada; 1.144 pedidos de incorporação e desincorporação de tempo de serviço; e 714 revisões de proventos. No mesmo período, o Iprev emitiu, ainda, 1.878 certidões e declarações de tempo de contribuição.

Após análise, os processos seguem para implantação do benefício, diligências ou arquivo, a depender do caso. A diretoria de previdência pública estadual, Hilza Paixão, explica que o tempo de análise é variável. “A complexidade de cada caso e a necessidade de avaliação criteriosa dos documentos apresentados faz com que o tempo de análise varie de um caso para o outro. Mas o nosso time de analistas está capacitado e empenhado em dar seguimento aos processos da forma mais rápida possível. Estamos muito felizes por ter cumprido essa meta e alcançado resultados tão positivos”, comemorou Hilza.

Desde a primeira gestão do governador Carlos Brandão, o Iprev já vinha executando iniciativas para reduzir o tempo necessário à análise e concessão de benefícios, bem como para facilitar o acesso aos serviços da previdência. Atualmente, os pedidos de pensão e o agendamento de perícias médicas, por exemplo, são solicitados exclusivamente pela Internet. O Instituto trabalha, atualmente, em mais iniciativas para melhorar a qualidade dos serviços, como a digitalização de processos e a implantação de sistemas online de agendamento.

Saiba mais

Informações sobre os serviços do Iprev estão disponíveis no site oficial do Instituto (iprev.ma.gov.br) ou através da assistente virtual Juçara, do Governo do Estado, no WhatsApp (98) 9100 6166. A Agência Previdenciária do Estado está localizada na Av. São Luís Rei de Franca, nº 473, e oferece atendimento ao público das 8h às 18h.