30/06/2018 3:03 pm

Arraial dos Aposentados emociona com programação especial para a terceira idade

20180628_181825

“Preciso parabenizar a ideia de quem fez o Arraial dos Aposentados. O Cláudio Fontana e o Agnaldo Timóteo foram fantásticos. Já me emocionei, chorei lembrando da minha época. Os organizadores estão de parabéns, estou muito feliz de estar aqui”. A declaração é da professora Ana Gama, 66 anos, e resume o sentimento de quem participou do Arraial dos Aposentados. A festa reuniu centenas de pessoas na Casa das Dunas na última quinta-feira (28).

O arraial contou com apresentações de grupos de bumba meu boi e tambor de crioula formados pelos aposentados e trouxe também uma atração de renome nacional: o cantor Agnaldo Timóteo. A festa é parte do São João de Todos, realizado pelo Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, e a programação específica para a terceira idade foi garantida por meio de uma articulação entre o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) e a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur).

DSC_7770

O presidente do Iprev, Joel Benin, destacou que, ao investir na programação junina para os aposentados, o governo valoriza esse público e resgata a festa, que é tradicional, mas há tempos não recebia grandes investimentos em programação e espaço. “O governador Flávio Dino teve um carinho muito especial ao acompanhar e promover políticas públicas para os aposentados, que trabalharam a vida toda e agora merecem ter uma programação que garanta que continuem ativos e participando de ações sociais”, avaliou o presidente.

Joel Benin reforçou ainda que o Arraial dos Aposentados integra também as ações do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), vinculado à Diretoria de Previdência Pública do Iprev. “É uma política pública permanente para os servidores estaduais aposentados, para que tenham acesso a diversas atividades de cunho artístico e cultural”, explicou.

O secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, destacou a parceria com o Iprev, que possibilitou oferecer uma programação diversificada aos aposentados. “O Iprev tem sido um grande parceiro nosso, e graças a esse trabalho conjunto hoje temos uma grande festa, com cantores e bandas locais e também o Agnaldo Timóteo, que promove o intercâmbio cultural entre a diversidade cultural maranhense e a nacional. O governador Flávio Dino valoriza todos os públicos no São João, por isso promove este momento único para os aposentados ao oferecer esta grande programação, gratuita e aberta a todo mundo que queira vir”, afirmou o secretário.

20180628_181710

Às 15h, o tom já era de animação na Casa das Dunas, com as apresentações dos grupos de bumba meu boi Novilho de Luz, da Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti) e Estrela de GEN, da Associação Gerenciamento do Envelhecimento Natural (AGEN) – este último, homenageando o PAI nas letras das toadas e no bordado do couro do boi. A festa contou também com as apresentações do Tambor de Crioula do PAI, formado durante as oficinas do programa. As coureiras são servidoras estaduais aposentadas. Em seguida, a banda Mákina du Tempo trouxe o melhor dos forrós antigos e até improvisou uma quadrilha com os idosos.

Mas quem participou da festa se emocionou mesmo com as atrações que vieram em seguida: o maranhense Cláudio Fontana e a atração nacional Agnaldo Timóteo. Ele cativou a plateia logo de início, falando da sua infância em São Luís e das ruas e becos da cidade, antes de iniciar a sua apresentação com a música ‘São Luís, ilha do amor’.

Cláudio Fontana também falou da sua felicidade em estar de volta à terra natal. “Agradeço ao Governo do Estado por ter sido lembrado nessa programação e por possibilitar que eu esteja de volta à minha terra. A gente acompanha de longe as notícias do Maranhão e se sente muito feliz de ver o estado se desenvolvendo, de ver um governo que investe em educação”, disse ele ao público durante o show.

A programação encerrou em grande estilo, com a atração mais aguardada da noite: o cantor Agnaldo Timóteo, num show que emocionou os aposentados. “Eu trago a minha voz e o meu repertório romântico, com homenagens a Roberto Carlos, Ângela Maria e Waldick Soriano, entre outros artistas que marcaram muito a minha vida”, disse ele.

DSC_8043

Marcante

Quem acompanhou a festa foi só elogios à programação oferecida. Para a servidora pública Socorro Moucherek, 62 anos, era grande a expectativa pelo show de Cláudio Fontana. “O Cláudio Fontana é quem me traz para essa festa. O governador Flávio Dino foi muito feliz na escolha dessa programação, trazendo para cá um maranhense, alguém que canta São Luís e as coisas da nossa cidade. E o local para essa festa não poderia ser melhor, com vista para o mar e a lua cheia que vamos ver quando anoitecer”, comemorou.

Clique aqui para acessar a galeria de fotos desta notícia