2/09/2019 5:14 pm

Parceria entre Iprev e TCE/MA capacita servidores que atuam nos processos de aposentadoria e pensão

Iprev e TCE promoveram roda de conversa (Foto: Divulgação)

Iprev e TCE promoveram roda de conversa (Foto: Divulgação)

Equipes do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) participaram, na última semana, da roda de conversa “Previdência na Prática: do processamento administrativo do ato concessório ao envio ao TCE/MA, tudo que o gestor deve saber para não cometer erros”. A iniciativa foi do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) em parceria do Iprev.

As atividades foram realizadas na sala de treinamento da Escola Superior de Controle Externo (Escex) do TCE/MA, em São Luís. A roda de conversa reuniu gestores e técnicos do Iprev, da Unidade de Gestão de Pessoas (Ungep) do TCE e de setores de recursos humanos do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ-MA) e do Ministério Público.

Em julho deste ano, o Iprev e o TCE/MA já haviam ressaltado, em reunião de trabalho, a importância de firmar parcerias para a capacitação dos servidores de ambos os órgãos. “A partir da correta instrução processual, os pedidos de aposentadoria conseguem ser aprovados e tramitar com mais agilidade. Capacitar os servidores que atuam nessa área, tirando dúvidas e ampliando o conhecimento da legislação que garante esses direitos, é uma maneira de melhorar o serviço que prestamos para os servidores do Estado de maneira geral”, destacou o presidente do Iprev, Mayco Pinheiro.

Parceria

Para a técnica previdenciária Karine de Oliveira Costa Bulhão, que conduziu uma conversa sobre Reajuste de Pensões, é importante que o servidor se mantenha sempre atualizado. “Foi uma capacitação muito boa. É muito importante investir na formação do servidor público, especialmente no caso da Previdência, que é uma política pública complexa. É uma área que demanda constante atualização e na qual é preciso dirimir muitas dúvidas”, afirmou.

Durante os três dias de evento, os servidores puderam ampliar os conhecimentos acerca da previdência, especialmente na área de processos de concessão de aposentadoria e pensão, sua instrução e os cálculos necessários. Por meio de estudo de casos e situações problema, os servidores desenvolveram, de forma conjunta, soluções e orientações administrativas para melhorar a qualidade desses serviços administrativos.

Os servidores receberam orientações referentes ao Sistema de Acompanhamento de Atos de Pessoal (SAAP), que permite o acompanhamento eletrônico de todos os atos de pessoal realizados pelos órgãos públicos do Estado e dos municípios maranhenses.

 

IPREV – Instituto de Previdência dos Servidores do Governo do Estado do Maranhão

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) é a unidade gestora do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS) do Maranhão. Sua finalidade é gerir, planejar, coordenar e supervisionar a execução e o controle da previdência dos servidores públicos estaduais.

Endereços

IPREV/MA – Agência Previdenciária
(98) 3042-1404
Av. São Luís Rei de França, 453 – Turu, São Luís – MA, 65065-470
Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

 

Centro Social do Servidor

Av. Sambaquis, s/n (antigo Ipem)
Calhau – São Luís – MA
CEP 65071-390

Horários de atendimento:

Agência Previdenciária: de 08h às 18h.
Perícia Médica: de 8h às 14h.

 

 

Perícia Médica/ PAI

(98) 3042-1404

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI