17/10/2018 2:54 pm

Servidores aposentados participam de programação alusiva à semana do idoso

Palestra "Idoso inteligente: voto consciente" foi realizada no auditório do PAI

Palestra “Idoso consciente: voto inteligente” foi realizada no auditório do PAI

Servidores estaduais aposentados compareceram, nas últimas semanas, a programações alusivas ao Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro. A participação foi viabilizada por meio do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), vinculado à Diretoria de Previdência Pública Estadual do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev).

No início de outubro, os aposentados que são artistas plásticos e desenvolvem trabalhos manuais expuseram, durante a VIII Feira de Valorização da Pessoa Idosa, a produção artística realizada nas oficinas do PAI. O evento aconteceu na Casa do Maranhão e foi realizado pela Defensoria Pública Estadual do Maranhão (DPE/MA), com o objetivo de estimular o protagonismo do idoso e o envelhecimento saudável.

A programação contou ainda com apresentações de grupos de dança e tambor de crioula, corais e bandas, além de palestras e oficinas. Atendimento jurídico e de saúde também fizeram parte da programação.

O presidente do Iprev, Joel Benin, destacou a importância das parcerias que valorizem a terceira idade. “Com a integração a uma extensa rede de parceiros, conseguimos reforçar o compromisso de garantir apoio e estimular o protagonismo dos nossos servidores aposentados, oferecendo oportunidades de socialização e possibilitando o exercício da cidadania”, afirmou Joel Benin.

Servidores aposentados em programação realizada pelo Sindicato dos Policiais Civis

Servidores aposentados em programação realizada pelo Sindicato dos Policiais Civis

Os aposentados também assistiram a uma palestra com o objetivo de estimular a pessoa idosa a exercer sua cidadania por meio do voto, que, de acordo com a legislação brasileira, é facultativo a partir dos 70 anos. A atividade é parte da campanha “Idoso consciente: voto inteligente”, realizada pelo Ministério Público do Maranhão. A palestra foi ministrada pelo titular da 2ª Promotoria do Idoso de São Luís, Esdras Liberalino Soares Júnior, no auditório do Centro Social dos Servidores, e reuniu cerca de 80 idosos.

Já no Sindicato dos Policiais Civis do Maranhão, a assistente social do PAI, Juçara Cavalcanti, ministrou a palestra intitulada “Vida na Terceira Idade”, para policiais civis aposentados. A palestra fez parte de uma programação que incluiu atendimentos em saúde, com testes de glicemia e aferição da pressão arterial, e uma programação cultural, com jogos e confraternização.

Para a coordenadora do PAI, Arlete Pontes, a participação dos aposentados nesses eventos estimula a troca de experiências. “É mais uma oportunidade de socialização, para os nossos idosos confraternizarem e também para o debate de temas importantes para eles”, explicou Arlete.

A programação da Semana do Idoso no PAI incluiu também a realização de mais um curso de Cuidador Familiar de Idoso, ministrado através de parceria com a Pastoral do Idoso, na igreja São José Operário. Para o mês de novembro, também está prevista uma caminhada na avenida Litorânea.

SAIBA MAIS

O dia 1º de outubro foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional do Idoso. O objetivo é sensibilizar a população em geral para as questões referentes ao envelhecimento saudável, bem como para a necessidade de se proteger, cuidar e garantir direitos a essa parcela da população. No Brasil, em 1º de outubro de 2003 entrou em vigor o Estatuto do Idoso, que garante direitos e subsidia a elaboração de políticas públicas voltadas para as pessoas a partir de 60 anos.

 

IPREV – Instituto de Previdência dos Servidores do Governo do Estado do Maranhão

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) é a unidade gestora do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS) do Maranhão. Sua finalidade é gerir, planejar, coordenar e supervisionar a execução e o controle da previdência dos servidores públicos estaduais.

Endereços

IPREV/MA – Agência Previdenciária
(98) 3042-1404
Av. São Luís Rei de França, 453 – Turu, São Luís – MA, 65065-470
Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

 

Centro Social do Servidor

Av. Sambaquis, s/n (antigo Ipem)
Calhau – São Luís – MA
CEP 65071-390

Horários de atendimento:

Agência Previdenciária: de 08h às 18h.
Perícia Médica: de 8h às 14h.

 

 

Perícia Médica/ PAI

(98) 3042-1404

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI