1/09/2020 9:47 am

Sistema de Perícias Médicas registra mais de 1,5 mil acessos no primeiro mês de funcionamento

O Sistema de Perícias Médicas registrou 1.560 acessos no primeiro mês de atividade. A plataforma foi desenvolvida pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado do Maranhão (Iprev). Voltada para todos os servidores públicos, ela tem o objetivo de dar celeridade aos procedimentos que precisam do atendimento pericial, como aposentadoria por invalidez, licenças médicas e homologação de atestados médicos, entre outros benefícios. 

Antes do lançamento do sistema, o servidor formalizava um pedido ao setor de Recursos Humanos do órgão estadual em que trabalhava e aguardava até que o pedido fosse encaminhado, via processo físico, ao Iprev. Era preciso aguardar a análise do pedido e, só aí, a data da perícia era agendada. Com o sistema, todo o processo pode ser feito sem sair de casa, a partir de qualquer computador ou telefone celular conectado à Internet. A documentação é analisada diretamente pela equipe técnica do Iprev e o resultado sai em até 72h úteis, já com o agendamento da data e horário do atendimento pericial.

O presidente do Iprev, Mayco Pinheiro, reforçou que o sistema representa um marco para a valorização dos servidores públicos. “Um servidor que está adoentado nem sempre vai poder ficar se deslocando para dar entrada no benefício ou para consultar o andamento do seu processo. Com a plataforma, damos dignidade e humanizamos esse atendimento, que agora é feito de forma rápida e ainda mais transparente”, afirmou ele. 

Tecnologia

Todo o sistema foi desenvolvido pela equipe técnica do Iprev, o que significa que não houve custos adicionais para o Estado na implantação da ferramenta. Responsável pelo desenvolvimento da plataforma, o coordenador de tecnologia da informação do Iprev, Pedro Azevedo, também ressaltou a sua importância. “Esse sistema vai facilitar tanto para quem precisa solicitar o atendimento pericial quanto para os servidores do Iprev, que poderão gerir melhor esses processos. Todo o processo fica também mais seguro, porque agora só haverá contato humano no dia da perícia”, explicou ele.

A iniciativa é parte, ainda, de um conjunto de ações com o objetivo de modernizar, dar agilidade e ampliar a transparência dos processos geridos pelo Iprev. Além do Sistema de Perícias Médicas já em funcionamento, o Iprev está iniciando a operação do Sistema de Pedidos de Pensão. A plataforma vai permitir dar entrada nos pedidos de pensão de maneira remota. O novo formato vai substituir o processo físico e contribuir para a exatidão da documentação entregue, minimizando entraves que podem prejudicar a análise do processo. 

Saiba mais

O Sistema de Perícias Médicas está disponível no site do Iprev. A lista de benefícios que requerem o atendimento pericial, a lista de documentos necessários em cada caso e o manual de utilização do sistema estão disponíveis na plataforma. Após análise da documentação, o servidor será avisado por e-mail da data e horário da realização da sua perícia. O resultado da avaliação pericial também será encaminhado por e-mail. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (98) 99171 9399 ou pelo e-mail pericia.medica@iprev.ma.gov.br.

 

IPREV – Instituto de Previdência dos Servidores do Governo do Estado do Maranhão

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) é a unidade gestora do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS) do Maranhão. Sua finalidade é gerir, planejar, coordenar e supervisionar a execução e o controle da previdência dos servidores públicos estaduais.

Endereços

IPREV/MA – Agência Previdenciária
(98) 3042-1404
Av. São Luís Rei de França, 453 – Turu, São Luís – MA, 65065-470
Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

 

Centro Social do Servidor

Av. Sambaquis, s/n (antigo Ipem)
Calhau – São Luís – MA
CEP 65071-390

Horários de atendimento:

Agência Previdenciária: de 08h às 18h.
Perícia Médica: de 8h às 14h.

 

 

Perícia Médica/ PAI

(98) 3042-1404

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI